CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS:

SABERES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.5184

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Alfabetização cartográfica, Ensino de Geografia

Resumo

O ensino da geografia, sobretudo nos anos iniciais, está pautado, em grande medida, por um viés tecnicista e tradicional, com o uso de metodologias voltadas à memorização e repetição dos conteúdos. A alfabetização cartográfica, do mesmo modo, é encarada como escassa, de difícil aplicabilidade ou inacessível. Assim, pelo reconhecimento da existência desse processo deficitário e por entender a relevância das metodologias práticas e da alfabetização cartográfica como potenciais de análise dos fenômenos espaciais, o presente trabalho tem por objetivo analisar as metodologias ativas e o uso da cartografia nos anos iniciais como alternativas sistemáticas no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia está ancorada em levantamento bibliográfico e na aplicação de atividades práticas baseadas na cartografia, a fim de estimular e desenvolver a alfabetização cartográfica dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do 5° ano do ensino fundamental/anos iniciais. Os resultados demonstram que os procedimentos cartográficos e o uso de metodologias ativas propiciam um maior interesse e protagonismo nos alunos, além de facilitar o processo de apreensão do conteúdo. Desse modo, aferiu-se que tais instrumentos são importantes recursos para a construção do conhecimento geográfico, tornando a aprendizagem significativa e fomentando a práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Santos Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gilvania Maria de Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deise Santos Saldanha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruna Cordeiro Saldanha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

SANTOS SALDANHA, D.; MARIA DE SOUZA , G.; SANTOS SALDANHA , D. .; CORDEIRO SALDANHA , B. CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: : SABERES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.59776/2526-3889.2023.5184. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5184. Acesso em: 21 dez. 2024.