CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS:

SABERES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.5184

Mots-clés :

Metodologias ativas, Alfabetização cartográfica, Ensino de Geografia

Résumé

O ensino da geografia, sobretudo nos anos iniciais, está pautado, em grande medida, por um viés tecnicista e tradicional, com o uso de metodologias voltadas à memorização e repetição dos conteúdos. A alfabetização cartográfica, do mesmo modo, é encarada como escassa, de difícil aplicabilidade ou inacessível. Assim, pelo reconhecimento da existência desse processo deficitário e por entender a relevância das metodologias práticas e da alfabetização cartográfica como potenciais de análise dos fenômenos espaciais, o presente trabalho tem por objetivo analisar as metodologias ativas e o uso da cartografia nos anos iniciais como alternativas sistemáticas no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia está ancorada em levantamento bibliográfico e na aplicação de atividades práticas baseadas na cartografia, a fim de estimular e desenvolver a alfabetização cartográfica dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do 5° ano do ensino fundamental/anos iniciais. Os resultados demonstram que os procedimentos cartográficos e o uso de metodologias ativas propiciam um maior interesse e protagonismo nos alunos, além de facilitar o processo de apreensão do conteúdo. Desse modo, aferiu-se que tais instrumentos são importantes recursos para a construção do conhecimento geográfico, tornando a aprendizagem significativa e fomentando a práxis pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Denise Santos Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

Gilvania Maria de Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deise Santos Saldanha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruna Cordeiro Saldanha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Téléchargements

Publiée

2023-11-01

Comment citer

SANTOS SALDANHA, D.; MARIA DE SOUZA , G.; SANTOS SALDANHA , D. .; CORDEIRO SALDANHA , B. CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: : SABERES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.59776/2526-3889.2023.5184. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5184. Acesso em: 15 nov. 2024.