CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS:
SABERES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.5184Palavras-chave:
Metodologias ativas, Alfabetização cartográfica, Ensino de GeografiaResumo
O ensino da geografia, sobretudo nos anos iniciais, está pautado, em grande medida, por um viés tecnicista e tradicional, com o uso de metodologias voltadas à memorização e repetição dos conteúdos. A alfabetização cartográfica, do mesmo modo, é encarada como escassa, de difícil aplicabilidade ou inacessível. Assim, pelo reconhecimento da existência desse processo deficitário e por entender a relevância das metodologias práticas e da alfabetização cartográfica como potenciais de análise dos fenômenos espaciais, o presente trabalho tem por objetivo analisar as metodologias ativas e o uso da cartografia nos anos iniciais como alternativas sistemáticas no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia está ancorada em levantamento bibliográfico e na aplicação de atividades práticas baseadas na cartografia, a fim de estimular e desenvolver a alfabetização cartográfica dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do 5° ano do ensino fundamental/anos iniciais. Os resultados demonstram que os procedimentos cartográficos e o uso de metodologias ativas propiciam um maior interesse e protagonismo nos alunos, além de facilitar o processo de apreensão do conteúdo. Desse modo, aferiu-se que tais instrumentos são importantes recursos para a construção do conhecimento geográfico, tornando a aprendizagem significativa e fomentando a práxis pedagógica.