USO DE FERRAMENTA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2024.5256Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação básica, TecnologiaResumo
O trabalho teve como objetivo produzir um “website”, contendo atividades fundamentadas na BNCC, visando contribuir com a aprendizagem do tema espécies exóticas invasoras do Rio Grande do Norte, para alunos do Ensino Médio de Biologia. A pesquisa ocorreu através das plataformas virtuais com quarenta alunos matriculados na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, no município de Mossoró/RN. Foi aplicado um questionário diagnóstico para sondar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Os resultados do questionário prévio indicaram que mais de 60% dos alunos afirmaram conhecer os termos espécies nativas e exóticas; entretanto, não conheciam as espécies invasoras (55%), nem diferenciar uma espécie invasora de uma espécie exótica (73%). Acima de 80% dos alunos mencionaram não conhecer ferramentas tecnológicas que abordassem essa temática. No desenvolvimento do produto, foi reconhecível quatro habilidades e duas competências da BNCC que poderiam auxiliar na formatação do “site”. Os alunos avaliaram o produto em bom (24%), ótimo (35%) e excelente (41%); afirmando sugerir o “website” para outras pessoas (80%). A estruturação do “site” atendeu aos requisitos da BNCC, reforçando a necessidade do trabalho contextual e interdisciplinar com as tecnologias, tornando-se imprescindível no contexto educacional para que o processo de ensino e aprendizagem seja consolidado