USO DE FERRAMENTA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

Autores

  • Raimundo Audei Henrique Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lucas Matheus Garcia Tôrres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Danielle Peretti Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2024.5256

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação básica, Tecnologia

Resumo

 O trabalho teve como objetivo produzir um “website”, contendo atividades fundamentadas na BNCC, visando contribuir com a aprendizagem do tema espécies exóticas invasoras do Rio Grande do Norte, para alunos do Ensino Médio de Biologia. A pesquisa ocorreu através das plataformas virtuais com quarenta alunos matriculados na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, no município de Mossoró/RN. Foi aplicado um questionário diagnóstico para sondar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Os resultados do questionário prévio indicaram que mais de 60% dos alunos afirmaram conhecer os termos espécies nativas e exóticas; entretanto, não conheciam as espécies invasoras (55%), nem diferenciar uma espécie invasora de uma espécie exótica (73%). Acima de 80% dos alunos mencionaram não conhecer ferramentas tecnológicas que abordassem essa temática. No desenvolvimento do produto, foi reconhecível quatro habilidades e duas competências da BNCC que poderiam auxiliar na formatação do “site”. Os alunos avaliaram o produto em bom (24%), ótimo (35%) e excelente (41%); afirmando sugerir o “website” para outras pessoas (80%). A estruturação do “site” atendeu aos requisitos da BNCC, reforçando a necessidade do trabalho contextual e interdisciplinar com as tecnologias, tornando-se imprescindível no contexto educacional para que o processo de ensino e aprendizagem seja consolidado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Audei Henrique Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais - PPGCN/UERN. Foi membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP) onde desenvolveu pesquisas na área de ensino em escolas públicas da educação básica. Além disso, atuou no laboratório de Ictiologia (LABIC), participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desempenhando estudos nos ecossistemas estuarinos. 

Lucas Matheus Garcia Tôrres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. É membro do Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Geografia Física do Semiárido (GEOFISA). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoprocessamento e Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, gestão de recursos hídricos no semiárido, águas urbanas, geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos e a qualidade sanitária.

Danielle Peretti, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1997), especialista em ecologia (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Progama de pós-graduação em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGCN/UERN. Atua nos temas: ecologia alimentar de peixes, planície de inundação e ambientes aquáticos continentais pertencentes ao bioma Caatinga.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

HENRIQUE JUNIOR, R. A. .; TÔRRES, L. M. G.; PERETTI, D. USO DE FERRAMENTA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.59776/2526-3889.2024.5256. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5256. Acesso em: 30 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)