A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE
UM OLHAR A PARTIR DO PIBID GEOGRAFIA/UERN-ASSÚ
Palavras-chave:
Geografia. PIBID. Ensino-aprendizagem.Resumo
O presente trabalho é fruto de reflexões sobre as práticas no ensino, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia como disciplina escolar. Partimos da premissa que, no dia a dia na sala de aula, o ensino da Geografia deve possibilitar a construção do saber crítico sobre o espaço geográfico de forma que sua compreensão seja mais interativa e prazerosa. Assim, o trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a importância das intervenções pedagógicas na prática docente a partir do sub-projeto PIBID em Geografia do Campus Avançado de Assú – CAWSL, como específicos, compreender o PIBID enquanto importante programa para a formação docente; apresentar a execução de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública da cidade de Assú/RN e perceber a contribuição dessa atividade, tanto para a escola, como para os alunos e professores em processo de formação. Com isso, o percurso metodológico do trabalho tem como etapa inicial uma revisão bibliográfica sobre a temática, em seguida, o relato de uma gincana realizada na Escola Estadual Marcos Alberto de Sá leitão pelos alunos bolsistas em parceria com a professora da disciplina de Geografia e os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Diante disso, com a concretização da intervenção, enunciamos que a participação dos alunos da escola e a interação dos professores na atividade, veio a possibilitar a esses sujeitos significativa aprendizagem, ativa de colaboração e interação e em especial, para os alunos do PIBID enquanto organizadores e participantes das atividades de forma a contribuir para nossa futura prática docente.