O NORDESTE BRASILEIRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Ensino de Geografia; Livro didático; Nordeste.Résumé
Este trabalho é resultado de nossas reflexões acerca da abordagem da região Nordeste no livro didático de Geografia do ensino médio "Fronteiras da Globalização – o espaço brasileiro: natureza e trabalho" de Lúcia Marina e Tércio que estava sendo adotado entre os anos de 2015 e 2017 nas turmas de terceiro ano de uma Escola pública, na cidade de Marcelino Vieira – RN. Buscamos analisar a forma como os conteúdos relacionados ao Nordeste são apresentados no livro, bem como propor metodologias para se trabalhar a região Nordeste no ensino de Geografia. Para a construção deste trabalho, realizamos, inicialmente, uma revisão bibliográfica contemplando autores como Andrade (1993), Gomes (2000), Albuquerque Júnior, (2011), dentre outros. Posteriormente, realizamos a análise do livro supracitado, e fomos a campo para dialogarmos com o professor de Geografia, e os alunos de uma das turmas que utilizavam o livro analisado. Nossas reflexões nos permitiram afirmar que o material didático analisado não contempla o Nordeste em sua totalidade, nem colabora para que haja um rompimento com os estereótipos acerca do Nordeste e do nordestino. Dessa forma, caberá ao professor, suprir as deficiências apresentadas pelo livro didático no que tange o ensino da região Nordeste.