OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental, LúdicoResumo
As novas formas de aprendizagem trazem o dinamismo e engajamento dos alunos. Sabendo que muitas escolas não dispõem de recursos tecnológicos, equipamentos e até mesmo de materiais escolares básicos, ressalta-se a importância de projetos/oficinas que tenham custo zero ou muito baixo. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi, inicialmente, identificar o perfil de uma turma de 9° ano e propor uma Caça ao Tesouro Geográfico pela escola como encerramento do estágio de regência no nível Fundamental II. Dividida em quatro fases, teve como ponto inicial a busca teórica sobre novas metodologias e a ludicidade em sala de aula, seus impactos no alunado e sua aplicação prática. Em seguida, o reconhecimento prévio da turma, em que foi possível observar a capacidade e desenvoltura dos alunos em determinadas atividades. O planejamento e aplicação da oficina é caracterizado como a terceira fase. Foi possível observar a participação e engajamento de todos os alunos, mesmo os mais tímidos se juntaram aos seus colegas e conseguiram participar das provas estabelecidas. Assim, utilizando-se da máxima “brincando também se aprende” a oficina comprova seu valor na prática fazendo com que os alunos que antes não participavam ativamente das aulas participassem durante a proposta de uma nova atividade.