POR UM ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO

Autores

  • José Erimar dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-írido
  • Josiel Medeiros de Aquino Universidade Federal Rural do Semi-írido
  • Ranielly Leticia da Silva Universidade Federal Rural do Semi-írido

Palavras-chave:

Cartografia escolar; Metodologias; Ensino-aprendizagem.

Resumo

O trabalho discute metodologias no ensino-aprendizagem de Cartografia, e analisa potencialidades da Educação Cartográfica no Ensino de Geografia, a partir do contexto empí­rico da escola do/no campo e das vivências didático-pedagógicas construí­das em projeto de extensão. Foram empregadas a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A falta de materiais didático-pedagógicos na escola interfere na abordagem do professor quanto ao ensino cartográfico e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, mas pode ser amenizada, essa interferência, com algumas proposições aqui apresentadas. A ausência do uso de metodologias pautadas numa utilização de recursos didáticos voltados para o ensino de Cartografia reafirma a permanência de um Ensino de Geografia contido de fragilidades, o que possibilita ser ressaltada a importância desses recursos para um ensino-aprendizagem de qualidade, principalmente se tratando de assuntos relacionados à Cartografia, que exige uma abordagem com metodologias diversificadas. Para tanto, é defendido o ensino dos fundamentos da representação cartográfica e a construção, pelos próprios estudantes, com a mediação do professor, de produtos cartográficos que visem subsidiar o estudo de temas geográficos diversos que estão presentes, tanto no livro didático, quanto no próprio contexto de vivência dos estudantes.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

SANTOS, J. E. dos; AQUINO, J. M. de; SILVA, R. L. da. POR UM ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 16–40, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1639. Acesso em: 21 dez. 2024.