POR UM ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO
Mots-clés :
Cartografia escolar; Metodologias; Ensino-aprendizagem.Résumé
O trabalho discute metodologias no ensino-aprendizagem de Cartografia, e analisa potencialidades da Educação Cartográfica no Ensino de Geografia, a partir do contexto empírico da escola do/no campo e das vivências didático-pedagógicas construídas em projeto de extensão. Foram empregadas a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A falta de materiais didático-pedagógicos na escola interfere na abordagem do professor quanto ao ensino cartográfico e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, mas pode ser amenizada, essa interferência, com algumas proposições aqui apresentadas. A ausência do uso de metodologias pautadas numa utilização de recursos didáticos voltados para o ensino de Cartografia reafirma a permanência de um Ensino de Geografia contido de fragilidades, o que possibilita ser ressaltada a importância desses recursos para um ensino-aprendizagem de qualidade, principalmente se tratando de assuntos relacionados à Cartografia, que exige uma abordagem com metodologias diversificadas. Para tanto, é defendido o ensino dos fundamentos da representação cartográfica e a construção, pelos próprios estudantes, com a mediação do professor, de produtos cartográficos que visem subsidiar o estudo de temas geográficos diversos que estão presentes, tanto no livro didático, quanto no próprio contexto de vivência dos estudantes.