O ENSINO DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS E DESAFIOS DO/NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Francisco Ringostar Pinto
  • Rosalvo Nobre Carneiro

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Geografia. Ensino Médio.

Resumo

A discussão sobre o ensino de Geografia tem ocasionado nos últimos quatro anos, certa preocupação entre professores e alunos tanto nos espaços universitários, como também, na educação básica. A conjuntura da BNCC homologada no ano de 2018 é um eixo curricular da educação básica que iremos refletir em nossas discussões, destacando suas metas e objetivos para as disciplinas no ensino médio agrupadas em grandes áreas das ciências humanas. Objetiva-se neste trabalho, discutir a importância da geografia escolar na/para a formação do aluno, com foco no Ensino Médio, buscando refletir sobre a prática e os desafios da educação geográfica no cenário atual em que vivemos principalmente do ponto de vista polí­tico, que consequentemente assola e desfavorece os projetos educacionais, prejudicando cada vez mais as classes populares que buscam por uma educação de qualidade e formação cidadã. Para a construção deste trabalho apoiamo-nos na discussão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); Cavalcanti (1998; 2012); Pontuschuska (1999); Vesentine (2004) e Santos (2012), dando ênfase ao que se chama de Meio técnico-cientí­fico-informacional, bem como outros autores que abordam a questão da geografia escolar e a educação em um contexto mais diversificado do cenário atual. As ondas reformistas que sucumbem o projeto democrático de uma educação pública e de qualidade são assustadoras. Portanto, as reflexões e discussões que traçaremos ao longo do trabalho será uma análise do ponto de vista histórico e atual, bem como o papel da informação e do conhecimento no auxí­lio e avanço de uma educação geográfica de base formativa e socioespacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2020

Como Citar

PINTO, F. R. .; CARNEIRO, R. N. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS E DESAFIOS DO/NO ENSINO MÉDIO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1114. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.