O ENSINO DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS E DESAFIOS DO/NO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Educação. Ensino de Geografia. Ensino Médio.Résumé
A discussão sobre o ensino de Geografia tem ocasionado nos últimos quatro anos, certa preocupação entre professores e alunos tanto nos espaços universitários, como também, na educação básica. A conjuntura da BNCC homologada no ano de 2018 é um eixo curricular da educação básica que iremos refletir em nossas discussões, destacando suas metas e objetivos para as disciplinas no ensino médio agrupadas em grandes áreas das ciências humanas. Objetiva-se neste trabalho, discutir a importância da geografia escolar na/para a formação do aluno, com foco no Ensino Médio, buscando refletir sobre a prática e os desafios da educação geográfica no cenário atual em que vivemos principalmente do ponto de vista político, que consequentemente assola e desfavorece os projetos educacionais, prejudicando cada vez mais as classes populares que buscam por uma educação de qualidade e formação cidadã. Para a construção deste trabalho apoiamo-nos na discussão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); Cavalcanti (1998; 2012); Pontuschuska (1999); Vesentine (2004) e Santos (2012), dando ênfase ao que se chama de Meio técnico-científico-informacional, bem como outros autores que abordam a questão da geografia escolar e a educação em um contexto mais diversificado do cenário atual. As ondas reformistas que sucumbem o projeto democrático de uma educação pública e de qualidade são assustadoras. Portanto, as reflexões e discussões que traçaremos ao longo do trabalho será uma análise do ponto de vista histórico e atual, bem como o papel da informação e do conhecimento no auxílio e avanço de uma educação geográfica de base formativa e socioespacial.