POR UM ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO

Autores/as

  • José Erimar dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-írido
  • Josiel Medeiros de Aquino Universidade Federal Rural do Semi-írido
  • Ranielly Leticia da Silva Universidade Federal Rural do Semi-írido

Palabras clave:

Cartografia escolar; Metodologias; Ensino-aprendizagem.

Resumen

O trabalho discute metodologias no ensino-aprendizagem de Cartografia, e analisa potencialidades da Educação Cartográfica no Ensino de Geografia, a partir do contexto empí­rico da escola do/no campo e das vivências didático-pedagógicas construí­das em projeto de extensão. Foram empregadas a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A falta de materiais didático-pedagógicos na escola interfere na abordagem do professor quanto ao ensino cartográfico e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, mas pode ser amenizada, essa interferência, com algumas proposições aqui apresentadas. A ausência do uso de metodologias pautadas numa utilização de recursos didáticos voltados para o ensino de Cartografia reafirma a permanência de um Ensino de Geografia contido de fragilidades, o que possibilita ser ressaltada a importância desses recursos para um ensino-aprendizagem de qualidade, principalmente se tratando de assuntos relacionados à Cartografia, que exige uma abordagem com metodologias diversificadas. Para tanto, é defendido o ensino dos fundamentos da representação cartográfica e a construção, pelos próprios estudantes, com a mediação do professor, de produtos cartográficos que visem subsidiar o estudo de temas geográficos diversos que estão presentes, tanto no livro didático, quanto no próprio contexto de vivência dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

SANTOS, J. E. dos; AQUINO, J. M. de; SILVA, R. L. da. POR UM ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 16–40, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1639. Acesso em: 15 nov. 2024.