ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UERN
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Formação Docente. Geografia.Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado é um componente teórico-prático obrigatório das matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Geografia, constituindo-se como um processo essencial que visa o aprimoramento da formação docente, permitindo uma percepção da realidade escolar e da dinâmica que envolve o ser professor, sendo este um momento designado para experienciar e exercitar a prática docente. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os Estágios Supervisionados nos Cursos de Licenciatura em Geografia da UERN, assim buscaremos também compreender o papel do Estágio Supervisionado na formação de professores de Geografia. Nossa metodologia consiste numa abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e documental a partir de materiais já elaborados e que direcionam suas discussões acerca do estágio supervisionado e sua importância na formação de professores de Geografia, neste intento nos reportamos a obras de autores, como Barreiro; Gebran (2006), Khaoule (2012), Martins (2015), Oliveira (2011), Pimenta; Lima (2012), Piconez et al. (1991), Santos (2012) Saiki; Godoi (2007) e documentos como Projetos Pedagógicos do Curso de Geografia da UERN e Resolução nº 06/2015 – CONSEPE, nos quais elencam aspectos relevantes a temática. Além disso, efetuamos uma pesquisa empírica com discentes e supervisores acadêmicos de estágio do curso de Geografia da UERN dos Campi de Assú, Pau dos Ferros e Mossoró. Através da pesquisa, compreendemos que o estágio supervisionado é uma etapa extremamente importante e que contribui de forma significativa para a formação dos futuros professores de Geografia e em seu processo de ensino-aprendizagem, sendo esta uma experiência/treinamento considerável.