O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, A ESPACIALIDADE ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Palabras clave:
Estágio Supervisionado., Ambiente escolar., Novas Tecnologias.Resumen
Este trabalho tem como escopo analisar as práticas empregadas no ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental a partir do Estágio Supervisionado, considerando o emprego das tecnologias digitais. Para chegarmos a esse objetivo cumprimos algumas etapas: a primeira delas a revisão bibliográfica, considerando também os textos trabalhados no componente curricular do Estágio I ofertado pelo departamento de Geografia do Campus de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Ao concluirmos essa etapa realizamos nossa pesquisa empírica, a partir de observações registradas em diário de campo e da participação nas aulas e desenvolvimento de oficina pedagógica na escola onde realizamos o nosso estágio. E por fim, organizamos os dados coletados e sistematizamos nesse texto que ora apresentamos. Os resultados da nossa pesquisa nos revelaram algumas fragilidades no processo de ensino-aprendizagem da escola observada, tais quais: falta de estrutura, carência de uma formação continuada, déficit de equipamentos tecnológicos para realização das atividades, e ainda uma certa resistência quanto ao uso das novas tecnologias, em particular o uso do celular de forma didática.