DIÁLOGOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COM ADOLESCENTES: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RIACHUELO – RN

Autores/as

  • Ana Clara Celestino Belchior
  • Thiago Augusto Nogueira de Queiroz

Palabras clave:

Diálogos. Resí­duos Sólidos. Adolescentes. Educação Ambiental. Riachuelo-RN.

Resumen

Após uma pesquisa de iniciação cientí­fica sobre a percepção ambiental da população do municí­pio de Riachuelo-RN, identificamos alguns problemas ambientais, tais como: desmatamento na zona rural, falta de arborização na cidade, esgotos à céu aberto e, principalmente, resí­duos sólidos jogados ou incinerados de forma inadequada. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo dialogar sobre resí­duos sólidos com adolescentes, a partir de uma prática de Educação Ambiental no municí­pio de Riachuelo, estado do Rio Grande do Norte. Para tal fim, utilizamos como procedimento metodológico uma sequência de prática educacional composta de quatro momentos. No primeiro momento, realizamos um diagnóstico prévio dos conhecimentos dos adolescentes em relação a temática abordada. No segundo, proporcionamos um momento de diálogo, o qual houve uma problematização sobre os resí­duos sólidos no municí­pio. No terceiro, eles elaboraram cartazes com um enfoque na temática ambiental, os quais foram expostos ao longo dos corredores da escola. E no quarto momento, realizamos um "quiz" ambiental. Como resultado dessa prática educativa houve a materialização da aprendizagem mediante a produção de cartazes educativos, os quais expressaram a sensibilização em consequência do diálogo proposto pela prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-03-26

Cómo citar

BELCHIOR, A. C. C. .; QUEIROZ, T. A. N. de . DIÁLOGOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COM ADOLESCENTES: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RIACHUELO – RN. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–94, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1096. Acesso em: 15 nov. 2024.