ELABORANDO JOGADAS FORMATIVAS EM OFICINA PEDAGÓGICA PARA DOCENTES DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5285Resumo
Neste trabalho buscou-se refletir acerca da possibilidade dos/das professores(as) serem os autores, os elaboradores dos seus jogos analógicos a partir da formação continuada, visando cumprir objetivos específicos de aprendizagem no qual fazem parte dos seus planejamentos e das suas realidades em sala de aula. A questão que orientou a investigação foi: até que ponto a elaboração de jogos poderão viabilizar a aprendizagem de conteúdos e conceitos geográficos? Nesse sentido, estabeleceu-se alguns caminhos para a pesquisa, sendo que o primeiro dispositivo foi o levantamento bibliográfico, seguido de uma formação contínua, por meio de uma oficina pedagógica, com um grupo de professores(as) de Geografia do Ensino Fundamental anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Jacobina - Bahia; segundo, a aplicação de formulário/questionário com os oficineiros; por fim, as análises das atividades e das respostas destes/as professores(as). Os principais resultados demonstram que os/as professores(as) podem ser autores de seus jogos geográficos, no entanto, é preciso que estes profissionais tenham tempo e recursos suficientes para tal tarefa.
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