ELABORANDO JOGADAS FORMATIVAS EM OFICINA PEDAGÓGICA PARA DOCENTES DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

Auteurs

  • Adelvan Ferreira Santos Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco
  • Joseane Gomes de Araújo Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC

DOI :

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5285

Résumé

Neste trabalho buscou-se refletir acerca da possibilidade dos/das professores(as) serem os autores, os elaboradores dos seus jogos analógicos a partir da formação continuada, visando cumprir objetivos específicos de aprendizagem no qual fazem parte dos seus planejamentos e das suas realidades em sala de aula. A questão que orientou a investigação foi: até que ponto a elaboração de jogos poderão viabilizar a aprendizagem de conteúdos e conceitos geográficos? Nesse sentido, estabeleceu-se alguns caminhos para a pesquisa, sendo que o primeiro dispositivo foi o levantamento bibliográfico, seguido de uma formação contínua, por meio de uma oficina pedagógica, com um grupo de professores(as) de Geografia do Ensino Fundamental anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Jacobina - Bahia; segundo, a aplicação de formulário/questionário com os oficineiros; por fim, as análises das atividades e das respostas destes/as professores(as). Os principais resultados demonstram que os/as professores(as) podem ser autores de seus jogos geográficos, no entanto, é preciso que estes profissionais tenham tempo e recursos suficientes para tal tarefa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adelvan Ferreira Santos, Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco

Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Professor de Geografia na Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco (SEEPE).

Joseane Gomes de Araújo , Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo UNESP. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia-Campus IV. Professora Assistente da Universidade Estadual Santa Cruz-UESC.

Téléchargements

Publiée

2025-10-24

Comment citer

FERREIRA SANTOS, Adelvan; GOMES DE ARAÚJO , Joseane. ELABORANDO JOGADAS FORMATIVAS EM OFICINA PEDAGÓGICA PARA DOCENTES DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.59776/2526-3889.2025.5285. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5285. Acesso em: 6 déc. 2025.