Arendt:
Sócrates e a política
Palavras-chave:
Diálogo, Pluralidade, Pólis, PolíticaResumo
A vida e o pensamento de Sócrates podem, de acordo com Arendt, constituir em antídotos eficazes contra o fenômeno totalitário. Deste modo, propomos neste artigo apresentar a importância desse pensador para os assuntos políticos, segundo a perspectiva da autora de Origens do totalitarismo.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo – antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
______. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2009a.
______. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: companhia das Letras, 1999.
______. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
______. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
______. A vida do Espírito. Trad. Antonio Abranches; Cesar augusto R. de Almeida; Helena Martins. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
______. O que é política? Fragmentos das obras póstumas compilados por Ursula Ludz. Trad. Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______. A dignidade da política: ensaios e conferências. Trad. Antônio Abranches; Cesar Almeida, Claudia Drucker; Fernando Rodrigues. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.
______. A promessa da política. Trad. Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
______. Vies politiques. Paris: Gallimard, 1974.
BAUDOUIN, Jean. Introdução à sociologia política. Trad. Ana Moura. Lisboa: Estampa, 2000.
DELACAMPAGNE, Christian. A filosofia política hoje: ideias, debates, questões. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
PLATíO. Apologia de Sócrates. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
______. Górgias ou oratória. Trad. Jamie Bruna Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
RICOEUR, Paul. A crítica e a convicção. Trad. Antonio Hall. Lisboa: 70, 1995.
ROVIELLO, Anne-Marie. Senso comum e modernidade em Hannah Arendt. Trad. Benedicte Hovart; João Felipe Marques. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
VALLÉE, Catherine. Hannah Arendt: Sócrates e a questão do totalitarismo. Trad. Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.