Observações introdutórias sobre a natureza da autoconsciência em Kant

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento. Autoconsciência. Subjetividade.

Resumo

O objetivo deste pequeno estudo é refletir de modo introdutório sobre a natureza da autoconsciência na filosofia transcendental de Kant. Nesse sentido, o caminho que será seguido ao longo desta reflexão, não busca uma compreensão definitiva sobre o tema proposto, mas sim um entendimento preliminar sobre a natureza da autoconsciência como compreendida por Kant e em quais condições essa autoconsciência se dá a conhecer. Além disso, ainda de forma preliminar, este pequeno estudo busca evidenciar, na medida do possível, a contribuição do filósofo alemão para a discussão moderna da subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José João Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ana Kelly Ferreira Souto Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás)

Doutoranda em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás) e doutoranda em Filosofia na Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiás).

Publicado

2024-11-06

Como Citar

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J.; FERREIRA SOUTO PINTO, A. K. Observações introdutórias sobre a natureza da autoconsciência em Kant. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4225. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO