A Pobreza do espírito e o pensamento da serenidade
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.3461Palavras-chave:
pobreza, espírito, pensamento, serenidadeResumo
Partindo de uma meditação a respeito da interpretação feita por Heidegger de uma sentença de Hölderlin, esta reflexão procura sondar o sentido da "pobreza do espírito" como experiência do e no pensamento, precisamente, de um pensamento que não é ciência nem consciência, mas pensamento do sentido que acolhe a serenidade do Ser, de sua abertura.
Downloads
Referências
ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, & HERíCLITO. Os pensadores originários. Petrópolis-RJ: Vozes, 1991.
BOFF, Leonardo. Ontologia do cuidado e a natureza do humano. In: SANTORO, F; FOGEL, G.; AMARAL, G. & SCHUBACK, M.C. Emmanuel Carneiro Leão (Pensamento no Brasil: 1) (pp. 325-350). Rio de Janeiro: Hexis, 2010.
ECKHART, Mestre. Sermões Alemães: sermões de 61 a 105. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
HARADA, Hermógenes. Em comentando I Fioretti. Bragança Paulista / Curitiba: EDUSF / Faculdade São Boaventura, 2003.
HARADA, Hermógenes De estudo, anotações obsoletas: a busca da identidade humana e franciscana. Petrópolis / Bragança Paulista / Curitiba: Vozes / Universidade São Francisco IFAN / Instituto de Filosofia São Boaventura, 2009.
HARADA, Hermógenes Coisas, velhas e novas: í margem da espiritualidade franciscana. Petrópolis-RJ / Bragança Paulista-SP: Vozes / Editora Universitária São Francisco, 2021.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o Humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
HEIDEGGER, Martin. Wegmarken. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978.
HEIDEGGER, Martin. Erläuterungen zu Hölderlins Dichtung (GA Band 4). Franfkurt am Main: Vittorio Klostermann, 1981.
HEIDEGGER, Martin. Hölderlins Hymne "Andenken" (GA Band 52). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1982.
HEIDEGGER, Martin. Introdução í Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1993.
HEIDEGGER, Martin. Feldweg-Gespräche (1944/45) (GA Band 77). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
HEIDEGGER, Martin. Reden und andere Zeugnisse eines Lebensweges (GA Band 16). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Seminário de Zollikon. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Zum Ereignis-denken (GA 73.1). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2013.
HÖLDERLIN, Friedrich. Sämtliche Gedichte und Hyperion. Frankfurt am Main: Insel, 1999.
LAO-TSÉ. Escritos do curso e sua virtude (Tao te king). Disponível em: hottopos.com: http://www.hottopos.com/tao/ . (Acessado em 21 de setembro de 2021).
LEíO, Emmanuel Carneiro. Introdução. In: SANTO AGOSTINHO, A cidade de Deus (contra os pagãos) - parte I (pp. 17-21). Petrópolis-RJ: Vozes, 1990.
LEíO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar I: O pensamento na modernidade e na religião. Teresópolis-RJ: Daimon, 2008.
LEíO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar III. Teresópolis-RJ: Daimon, 2017.
MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROMBACH, Heinrich. Leben des Geistes: Ein Buch der Bilder zur Fundamentalgeschichte der Menschheit. Freiburg / Basel / Wien: Herder, 1977.
ROSA, João Guimarães Grande Sertão: Veredas - "O diabo na rua, no meio do redemoinho". São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.