20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó e o perfil dos próximos 20 anos:

Do ensino de filosofia para uma nova atmosfera (Stimmung) acadêmica-filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.6786

Palavras-chave:

Filósofo-pensador, Filósofo-técnico, Grande Sertão-Vida, Sertão metafísico

Resumo

O artigo é a partilha do alimento para a festa do pensar celebrativo dos 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó, ocorrido no ano de 2022. Na língua alemã os verbos pensar (Denken) e agradecer (Danken) têm a mesma proveniência. O pensar do filósofo-pensador tem uma marca, um estigma que marca e demarca, neste ofício, uma peculiaridade e especificidade. É o próprio do filosofar do filósofo-pensador. Um pensar típico, arché-típico, de filósofo. Um pensar (Denken) que se constitui num agradecer (Danken) ao refletir (ge-denken), ao re-cordar (einge-denken), quer dizer, ao trazer ao coração ou ao pensar a memória (An-denken) do Ser que banha ou batiza de sentido o ente, a realidade. “Pois questionar é a piedade do pensamento” (Heidegger, 2006, p. 38). Esse modo de pensar, esse jeito todo próprio de questionamento é seu cacoete, a mandinga do filósofo-pensador. Nesses 20 anos de curso o perfil que se consolidou, em nosso Departamento, foi o ensino de filosofia. Para os próximos 20 anos, em 2042, julgo que celebraremos outro perfil do Departamento, coexistindo com o ensino de filosofia, como sendo a consolidação de pesquisas em outras áreas da filosofia nela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Érico de Araújo Silva, UERN

Bacharelado em Filosofia (2005), Licenciatura em Filosofia (2006), Mestrado em Filosofia (2008) tendo sido bolsista do CNPq, pela Universidade Federal da Paraíba, e Doutor em Filosofia (2015) pelo Doutorado Integrado em Filosofia (UFPB-UFRN-UFPE), tendo sido bolsista CAPES. Atualmente é Professor CLASSE III, Nível 4, do Departamento de Filosofia da UERN no Campus de Caicó – RN. Foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBL). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). É o Editor-Chefe da revista Trilhas Filosóficas ISSN 1984-5561. É líder do Grupo de Pesquisa (DGP-CNPq) NEFHEM: Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística do Departamento de Filosofia da UERN. É membro do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq): Margem Kierkegaardiana (UERN/IFEN). Franciscano professo na Ordem Franciscana Secular (OFS).

Referências

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. “A questão da formação na licenciatura em filosofia: magistério pedagógico, ou magistério filosófico?”. In: Revista Instante, Campina Grande-PB, Brasil, V. 3, N. 1, 2020, p.7-38.

CELAN, Paul. “Discurso pronunciado al recibir el Premio de Literatura de la ciudad de Bremen”. In: Nombres: Revista de filosofia, Córdoba, Argentina, n. 3, 1993, p. 117-118.

FERNÁNDEZ, Enrique González. “La controversia entre Ortega y Heidegger sobre construir y habitar, clave para la comprensión de tres tesis orteguianas”. In: Quién, N. 18, p. 121-145, 2023.

FOGEL, Gilvan. “Entrevista ‒ professor Gilvan Fogel”. In: Revista Teias, v. 14, n. 32, p. 228-238, maio/ago, 2013.

FOGEL, Gilvan. “A filosofia e seu ensino”. In: Trilhas Filosóficas, Dossiê Filosofia e mística, Fluxo Contínuo, v. 13, n. 1, p. 303-316, 2020.

HAN, Byung-Chul. Vita contemplativa ou sobre a inatividade. Tradução de Lucas Machado e revisão de Daniel Guilhermino. Petrópolis: Vozes, 2023.

HEIDEGGER, Martin. “Construir, habitar, pensar”. In: Ensaios e conferências. 3ª ed. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Bragança Paulista: Universidade São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2006.

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis. Tradução e posfácio de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2010.

MELO NETO, João Cabral de. “A educação pela pedra”. In: A educação pela pedra. São Paulo: Alfaguara, 2008.

MELO NETO, João Cabral de. “Tecendo a manhã”. In: A educação pela pedra. São Paulo: Alfaguara, 2008.

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. In: Ficção completa, Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SILESIUS, Angelus. O peregrino querubínico. São Paulo: Paulus, 1996.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó e o perfil dos próximos 20 anos:: Do ensino de filosofia para uma nova atmosfera (Stimmung) acadêmica-filosófica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 129–145, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.6786. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6786. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)