O transe e o trânsito das disciplinas no ensino médio

Autor/innen

  • Marcelo Senna Guimarães UNIRIO

Schlagworte:

Filosofia no Brasil, Escola, Fragmentação do conhecimento

Abstract

Partindo de uma analogia dos conceitos de "trânsito" e "transe", o artigo pretende apresentar o estado da questão no debate público brasileiro a respeito do papel atual da filosofia na escola, em uma época de fragmentação do conhecimento.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marcelo Senna Guimarães, UNIRIO

Doutor em educação pela UERJ, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Colégio Pedro II (E-mail: klynamen@gmail.com).

Literaturhinweise

CEPPAS, Filipe; KOHAN, Walter. (2005) Leitores comentam artigo de Renato Janine Ribeiro sobre o ensino da filosofia. Jornal da Ciência/SBPC, 14/03/2005.

DESCARTES, René. Carta-prefácio dos Princí­pios da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FEITOSA, Charles. O ensino de filosofia como uma estratégia contra a tarefa da interdisciplinaridade. In: KOHAN, Walter (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, pp.

GALLO, Silvio (2012). Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 17-41. [Disponí­vel em http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/transversalidade_e_educacao.htm]

GALLO, Silvio (2007). A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, Renê J. T.; GOTO, Roberto (Orgs). Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, pp.15-36.

GALLO, Silvio (2012). Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas/SP: Papirus, 2012.

GALLO, Silvio (2004). A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 02, n.--, p.--, 2004.
Disponí­vel em: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/5426/4525

GALLO, Sí­lvio. Conhecimento, transversalidade e Educação. In: Impulso, v. 10, n.º 21, 1997, pp. 115-33.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999 (2a edição).

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Filosofia e educação. In: NIELSEN NETO, Henrique. O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SOFIA Ed. SEAF, 1986a, p. 112-113.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Filosofia e educação. In: NIELSEN NETO, Henrique. O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SOFIA Ed. SEAF, 1986b, p. 113-114.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Currí­culo e formação: o ensino da filosofia. In: Sí­ntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, 1993

RIBEIRO, Renato Janine (2005). Último vôo da andorinha solitária. O Estado de São Paulo, 06/03/2005.

ROCHA, Ronai. (2008) Ensino de filosofia e currí­culo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

Veröffentlicht

2020-06-05

Zitationsvorschlag

GUIMARÃES, M. S. . O transe e o trânsito das disciplinas no ensino médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 103–127, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1937. Acesso em: 7 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

FLUXO CONTíNUO