O transe e o trânsito das disciplinas no ensino médio

Auteurs

  • Marcelo Senna Guimarães UNIRIO

Mots-clés :

Filosofia no Brasil, Escola, Fragmentação do conhecimento

Résumé

Partindo de uma analogia dos conceitos de "trânsito" e "transe", o artigo pretende apresentar o estado da questão no debate público brasileiro a respeito do papel atual da filosofia na escola, em uma época de fragmentação do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo Senna Guimarães, UNIRIO

Doutor em educação pela UERJ, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Colégio Pedro II (E-mail: klynamen@gmail.com).

Références

CEPPAS, Filipe; KOHAN, Walter. (2005) Leitores comentam artigo de Renato Janine Ribeiro sobre o ensino da filosofia. Jornal da Ciência/SBPC, 14/03/2005.

DESCARTES, René. Carta-prefácio dos Princí­pios da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FEITOSA, Charles. O ensino de filosofia como uma estratégia contra a tarefa da interdisciplinaridade. In: KOHAN, Walter (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, pp.

GALLO, Silvio (2012). Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 17-41. [Disponí­vel em http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/transversalidade_e_educacao.htm]

GALLO, Silvio (2007). A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, Renê J. T.; GOTO, Roberto (Orgs). Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, pp.15-36.

GALLO, Silvio (2012). Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas/SP: Papirus, 2012.

GALLO, Silvio (2004). A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 02, n.--, p.--, 2004.
Disponí­vel em: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/5426/4525

GALLO, Sí­lvio. Conhecimento, transversalidade e Educação. In: Impulso, v. 10, n.º 21, 1997, pp. 115-33.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999 (2a edição).

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Filosofia e educação. In: NIELSEN NETO, Henrique. O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SOFIA Ed. SEAF, 1986a, p. 112-113.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Filosofia e educação. In: NIELSEN NETO, Henrique. O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SOFIA Ed. SEAF, 1986b, p. 113-114.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Currí­culo e formação: o ensino da filosofia. In: Sí­ntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, 1993

RIBEIRO, Renato Janine (2005). Último vôo da andorinha solitária. O Estado de São Paulo, 06/03/2005.

ROCHA, Ronai. (2008) Ensino de filosofia e currí­culo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

Téléchargements

Publiée

2020-06-05

Comment citer

GUIMARÃES, M. S. . O transe e o trânsito das disciplinas no ensino médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 103–127, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1937. Acesso em: 7 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO