A filosofia, a COVID-19 e a noção de autonomia Rawlsiana

Autor/innen

  • Elnora Gondim UFPI
  • Tiago Tendai Chingore Universidade Licungo

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2500

Schlagworte:

Palavras-chave: Escola. Filosofia. Ví­rus. Autonomia e Aluno.

Abstract

O presente artigo faz uma abordagem sobre a filosofia, a covid-19 e a noção de autonomia rawlsiana. Actualmente, o mundo se viu envolvo em uma guerra invisível, onde, subjacente a todos os povos do planeta Terra, encontram-se presente o fantasma virótico que mudou, e forçou a ser mudado, todos os hábitos e culturas da humanidade. O mundo, de repente, viu-se em completa falta de liberdade. Com tal vírus tivemos que nos ressignificar aprendendo a conviver com as pessoas frente à complexidade da questão. Para tanto, as pessoas começam a lançar propostas. No caso aqui, à título de enfrentamento, nossa sugestão é que possamos fazer uma relação entre uma provável postura frente à autonomia que alunos poderiam ter, isto é, a noção de autonomia rawlsiana. Enfim, com a modificação de aspectos essenciais na teoria rawlsiana, vê-se que na noção de autonomia política, por meio da razão pública, pode-se chegar a um consenso razoável sobreposto. Portanto, é na perspectiva de uma racionalidade comunicativa, de uma solidariedade coletiva, razoável é que se pode pensar, com a autonomia política presente na razão pública, em deliberações consensuais, razoáveis, globais e coletivas para uma provável melhoria da sociedade partindo do ensino de Filosofia nas escolas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Elnora Gondim, UFPI

Possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora tanto da Graduação em Filosofia quanto do Mestrado profissional em Filosofia da Universidade Federal do Piauí. Trabalha com temas: Rawls, Kant, Rousseau, Locke, liberdade, Ontologia.

 

Tiago Tendai Chingore, Universidade Licungo

Possui doutorado em doutoramento em filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2017). Atualmente é docente da Universidade Licungo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Politica e Ética Politica, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Democracia lida a partir de Jurgen Habermas, pensamento politico africano (negritude, pan-africanismo, governação, interculturalidade e comunitarismo). contrato, estado, liberdade e sociedade., deus, muntu, africano, religião e filosofia.

Literaturhinweise

FREEMAN, S. (org.). The Cambridge Companion to Rawls. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

GONDIM, Elnora. Rawls: o problema da autonomia e o coerentismo. Colômbia: Ideas & Valores, Volumen 59, Número 144, 2010.

JOHNSON, O. A. The Kantian Interpretation, Ethics 85 (1974): 58-66.

JOHNSON, O. A. Autonomy in Kant and Rawls: A Reply to Stephen Darwall ‘A Defense of the Kantian Interpretation’, Ethics 87 (1977): 251-254.

LARMORE, C. 2003. Public Reason. In: S. FREEMAN [ed.], The Cambridge companion to Rawls. Cambridge, Cambridge University Press

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

OLIVEIRA. N. F. Kant e Rawls fundamentação de uma teoria da justiça. IN: Justiça como Eqüidade. Fundamentos e interlocuções polêmicas (Kant, Rawls, Habermas), Felipe, S. (org.). Florianópolis: INSULAR, 1998. 105-124.

OLIVEIRA. N. F. Hobbes, Liberalismo e Contratualismo. IN: Tractatus ethico-politicus. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. 51-62.

_________. Rawls. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

O’NEILL, O. Constructivism in Rawls and Kant. IN: The Cambridge Companion to Rawls. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 347-367.

RAWLS, J. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

________. Justiça e Democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

________. Collected Papers. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

________. O Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2000.

________. Justiça como Equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

RICOEUR, P. O Justo ou a Essência da Justiça. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

SANTOS, Boaventura. A Cruel pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

ZIZEK, Slavoj. A Pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.

Veröffentlicht

2022-07-07

Zitationsvorschlag

GONDIM, E.; TENDAI CHINGORE, T. A filosofia, a COVID-19 e a noção de autonomia Rawlsiana. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 109–122, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2500. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2500. Acesso em: 7 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)