A Leitura de Textos Filosóficos no Ensino Médio:

o Ato de Ler como processo de Tradução.

Authors

  • Everton Marcos Grison Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2539

Keywords:

Filosofia, Leitura de Textos, Tradução, Humanização, Excertos de Textos

Abstract

The reading of Philosophy texts in High School is pointed out as fundamental by a considerable number of researches and government documents, which discuss and guide the teaching of philosophy in this formative phase. However, such indications lack clarity and objectivity, since little is concerned with the practical application of the classic texts of Philosophy in high school. There are a variety of issues that can make this process difficult. In view of this, this article seeks to articulate a discussion on the theme, based on training processes and teaching experience with Philosophy in High School. It is, therefore, a matter of discussing a humanizing reading, based on a reading action of excerpts from philosophical texts, discussed in the set of a translation process, which is presented as fundamental to delineate the space of Philosophy in this formative stage, how to forge teaching activity and student training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Everton Marcos Grison, Universidade Federal do Paraná

Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2012-2013). É especialista em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] em parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros [NEAB] (2015), e em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná [UNICENTRO] (2016). Foi Professor Supervisor bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2017-2018), no Colégio Estadual Ivo Leão. Possui Mestrado em Filosofia, bolsista CAPES, pela Universidade Federal do Paraná (2019). Sua linha de pesquisa (estudos) é voltada para a Filosofia Política, Ética, Ensino de Filosofia, enfatizando temas como a Teoria Crítica, Dialética e Esclarecimento. Interessa-se por autores da tradição da Teoria Crítica, especificamente Theodor Adorno. É colunista do site Reflexão Dialogada. Coordena o projeto de Cine Clube G-Filo em parceria com o Nesef/G-Filo - UFPR, no Colégio Estadual Ivo Leão. Professor de Filosofia no Colégio Seb Dom Bosco - Curitiba e do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.

 

References

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; COELHO, Maria Cecília M. N. A Filosofia e o Conceito de Clássico. In: CARVALHO, Marcelo, CORNELLI, Gabriele (orgs.). Filosofia e Formação: vol. 1. Cuiabá: Central de Texto: 2013, p. 51-80.

COSSUTA, Frederic. Elementos para a Leitura dos Textos Filosóficos. Tradução de Ângela de Noronha Begnami [et al.]. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica.

Tradução de Paulo Neves. 4 ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2013.

HOUAISS, Antônio; SALLES, Mauro de. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

JUNIOR, Wlliams Nunes da Cunha. Os Sentidos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. In: BODART, Cristiano das Neves (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

PORTA, Mario Ariel González Porta. A Filosofia a partir de seus Problemas: didática e

metodologia do estudo filosófico. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2004. (Coleção Leituras

Filosóficas).

ROUGUE, Évelyne. Comentário de Texto Filosófico. Tradução de Bruna Abrahão [et al.]. Curitiba, UFPR, 2014. (Coleção Didática n.80)

Published

2022-07-07

How to Cite

GRISON, E. M. . A Leitura de Textos Filosóficos no Ensino Médio:: o Ato de Ler como processo de Tradução. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 73–92, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2539. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2539. Acesso em: 7 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)