[NIETZSCHE’S AGONISM AND IT’S CONTRIBUTION TO AN DEMOCRATIC EDUCATION

O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática

Authors

  • João Paulo Vilas Bôas UFABC
  • Vinícius Martins Corrêa UFT

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4048

Keywords:

Agonism, Education, Democracy

Abstract

This paper intents to present an investigation on Nietzsche’s agonism and, from this starting point, to outline the guidelines of an educational proposal for the democratization of philosophy in Brazil. The use of Nietzsche’s ideas as an theoretical basis for a democratic goal demands a previous discussion about the possibility of unorthodox interpretations and apropriations of the work of this thinker, after which we seek to offer a theoretic characterization and exploration about agonism. At last, the ideas of agonistic education and the democratization of philosophy will be developed

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Author Biographies

João Paulo Vilas Bôas, UFABC

Professor da Universidade Federal do ABC, área de ensino de filosofia e docente do programa de mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO) vinculado aos núcleos da UFT e da UFABC. Atualmente é vice coordenador do núcleo da UFABC do PROF-FILO. Foi professor do curso de licenciatura em filosofia da Universidade Federal do Tocantins de 2013 a 2020, onde trabalhou na área de estágio supervisionado. Bacharel e licenciado em filosofia (UFPR - 2008), mestre em filosofia (UFPR - 2011), doutor em filosofia (Unicamp - 2016) e pós-doutor em filosofia (UFPR - 2019).

Vinícius Martins Corrêa, UFT

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Tocantins
(2018), especialização em ética e ensino de filosofia pela Universidade
Federal do Tocantins (2019) e mestrado em filosofia pela Universidade
Federal do Tocantins (2021). Atualmente é Professor de Filosofia do
Instituto Mater Dei (Palmas-TO)

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Published

2022-07-07

How to Cite

VILAS BÔAS, J. P. .; CORRÊA, V. M. . [NIETZSCHE’S AGONISM AND IT’S CONTRIBUTION TO AN DEMOCRATIC EDUCATION: O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 41–59, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4048. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)