Sobre educação, cultura e humanidade em Adorno

Auteurs

  • Paulo Lucas da Silva UFPA

Mots-clés :

Humanidade, Cultura, Educação, Indiví­duo, Adorno

Résumé

Discuto, como uma introdução, a pertinente defesa da humanidade na obra de Adorno e deste na parceria com Horkheimer. Na obra do frankfurtiano a humanidade pode ser entendida por um triplo viés, ou seja: o que a humanidade é (não-humanizada); o que querem fazer parecer que a ela seja (ideologia como aparência); e, aquilo que a humanidade seria ao procurar realizar seu telos. A humanidade, por meio da derrota do sujeito pensante experimenta a derrota e a desumanização, apesar da aparência de felicidade e de superação. A cultura concorreria para a construção desta humanidade emancipada e autônoma, contando com o importante papel a ser desenvolvido pela educação. Mas a educação, como a cultura se encontram comprometidas com a estrutura social vigente e hegemônica, que desumaniza em favor do capital. A educação é defendida, então, como uma educação negativa, no confronto com a realidade, para a crí­tica, para a contradição e resistência. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Lucas da Silva, UFPA

 Professor Adjunto de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Universitário de Altamira; Lí­der do Grupo de Estudos Dialética Educação e Cultura – Campo e Cidade (GEDEC-CC/CNPq). Licenciado Pleno em Filosofia, FAFIMC, Viamão, RS (1987-9); Especialista em Docência do Ensino Superior – UFPA, Campus de Altamira (1996-8), Mestre em Educação: Polí­ticas Públicas, Centro de Educação – UFPA, Belém (1998-2001) e Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação UFMG, Belo Horizonte (2002-6).

Références

ADORNO, T.-W. Dialéctica negativa. Madrid: Taurus, 1975. (Cuadernos para el dialogo).

ADORNO, T.-W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1992. (Temas, v. 30).

ADORNO, T.-W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, T.-W. Palavras e sinais. Petrópolis: Vozes, 1995b.

ADORNO, T.-W. Crí­tica cultura e sociedade. In: ADORNO, T.-W. Prismas. São Paulo: Ática, 1998, p. 7-26. (Temas, v. 64).

BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasí­lia: Senado Federal: Subsecretaria de Informações – MEC, 1996.

GRUSHKA, Andreas. A Pedagogia Negativa como crí­tica da Pedagogia. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "Teoria Crí­tica e Educação". Piracicaba: PPGE/UNIMEP-GEP Teoria Crí­tica e Educação, 2004. (Conferência. Texto em CD-ROM).

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.-W. Temas básicos da Sociologia. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1973.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.-W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. (Educação e tempo presente, v. 10)

ROUANET, S. P. Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUIN, A. A. S. Indústria cultural e educação: o novo canto da sereia, Campinas: Autores Associados, 1999.

Bibliografia adicional

FREIRE, P. Polí­tica e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. (Questões da nossa época, v. 23).

SILVA, P. L. Educação e emancipação: investigações acerca da formação do sujeito em Adorno. Belém: CED/UFPA, 2001. (Dissertação de Mestrado – mimeo)

SILVA, P. L. Minima moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2006. (Tese de Doutorado – mimeo)

ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. (Orgs.). A educação danificada: contribuições à Teoria Crí­tica da educação. 2. ed.. Petrópolis: Vozes; São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1998.

Téléchargements

Publiée

2020-04-12

Comment citer

SILVA, P. L. da. Sobre educação, cultura e humanidade em Adorno. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1565. Acesso em: 7 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO