"Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental:

perspectivas conflitantes

Auteurs

  • Geraldo Balduino Horn UFPR
  • Fabiana Muranaka do B. e Araújo UFPR

Mots-clés :

Filosofia, Currí­culo, Ensino, Infância

Résumé

O presente artigo trata da problemática atual da inclusão da filosofia no currí­culo do Ensino Fundamental. Discute possí­veis concepções acerca da filosofia e, conseqüentemente, de seu ensino. Pretende apresentar o sentido da filosofia presente no currí­culo da SME (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba), visando mostrar sua importância como eixo orientador do currí­culo, isto é, como um princí­pio orientador da educação voltada para a autonomia crí­tica do educando. Neste sentido, debate a relação entre uma proposição de "Educação pela Filosofia" e possí­veis concepções que envolvem o sentido e o significado do ensinar "Filosofia". Mostra também que para se assegurar a presença da filosofia no currí­culo, é necessário reconhecê-la como ensino. Finalmente, numa perspectiva propositiva, o texto aponta para algumas das possibilidades mais comuns do exercí­cio do filosofar na escola: atividades especiais, oficinas de filosofia, ensino, a partir de temas e problemas filosóficos, bem como de projetos interdisciplinares. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Geraldo Balduino Horn, UFPR

 Doutor em Educação, professor no Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (DTPEN/UFPR) e coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Educação e Filosofia (NESEF-UFPR).

Fabiana Muranaka do B. e Araújo, UFPR

 Mestre em Educação, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); membro do NESEF-UFPR.

Références

LEOPOLDO E SILVA, F. Currí­culo e formação: o ensino da filosofia. Sí­ntese – Nova Fase. Belo Horizonte, v. 20, n. 63, 1993.

KOHAN, W. O. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SEVERINO, A. J. A filosofia como elemento cultural e seu papel formativo: da necessidade da filosofia na escola. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: práticas sociais: aulas, saberes e polí­ticas. Curitiba: Champagnat, 2004.

Bibliografia adicional

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares: em Discussão. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2000.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares: o currí­culo em Construção. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2004.
CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares para a Educação Municipal em Curitiba. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2006.
HORN, G. B. Filosofia. In: KUENZER, A. (Org.) Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000. p. 189-202.

HORN, G. B. A presença da filosofia no Ensino Médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 17-33.

HORN, G. B. Por uma mediação praxiológica do saber filosófico no Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense. (Tese de Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

KOHAN, W. O. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

KOHAN, W. O.; LEAL, B. (Orgs.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999.

Téléchargements

Publiée

2020-04-12

Comment citer

HORN, G. B. .; ARAÚJO, F. M. . do B. e . "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–38, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566. Acesso em: 2 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO