O ESTETA NA OBRA DE KIERKEGAARD:

a representação literária do desespero Inconsciente e Aespiritual

Auteurs

  • Natalia Mendes Teixeira UNISINOS

Mots-clés :

Kierkegaard, Desespero, Esteta, Literatura, Filosofia

Résumé

Kierkegaard ganhou as prateleiras da literatura mundial descrevendo, com maestria reconhecida, justamente "a forma de desespero [o inconsciente] mais frequente no mundo1". Os escritos estéticos tratam tanto de uma grande caricatura satí­rica e iconoclasta do homem de seu tempo - da Dinamarca e de toda a filosofia e cultura européia do século XIX - como também de um retrato fixo, segundo sua crí­tica, do modo de vida mais irreflexivo que sobressalta a existência. Não obstante, isso foi pouquí­ssimo levado em conta e prejudicou a própria leitura hermenêutica dos seus escritos estéticos. Este trabalho intenta demonstrar, assim, como das três formas de Desespero, descritas por AntiClimacus em The Sickness Unto Death, a primeira e mais comum coincide exatamente com as descrições românticas do esteta. Isto nos leva à conclusão de que os textos referentes a este modo de vida tinham uma intenção teórica e filosófica ao invés de ser, como na compreensão recorrente, simples literalismo esvaziado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Natalia Mendes Teixeira, UNISINOS

Mestra em Filosofia e Doutoranda pela UNISINOS, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). Bolsista CAPES/PROSUC

Références

GARDINER, P. Kierkegaard. Trad. AntoÌ‚nio Carlos Vilela. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

KIERKEGAARD, S. A. O Conceito de AnguÌstia. Trad. Alvaro L. M. Valls. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

_______. Ou Ou: fragmento de vida. Vol I, Trad. Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D"™AÌgua: 2013

_______. Ou Ou: fragmento de vida. Vol II, Trad. Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D"™AÌgua: 2017.

_______. The Sickness unto Death. Tradução de Howard V. Hong e Edna H. Hong. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1980.

_______. The Point of View. Tradução de Howard V. Hong e Edna H. Hong. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1998. KW vol. 22.

REICHMANN, E. Textos Selecionados. Curitiba, UFPR, 1971.

VALLS, A. Entre Sócrates e Cristo: ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

Téléchargements

Publiée

2020-02-05

Comment citer

TEIXEIRA, N. M. . O ESTETA NA OBRA DE KIERKEGAARD:: a representação literária do desespero Inconsciente e Aespiritual. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 39–49, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i2.3440. Acesso em: 6 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO