Do esclarecimento ao cosmopolitismo:

o papel da educação na edificação do projeto político kantiano

Autori

  • Joao Paulo Silva Martins UFAC

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i1.5445

Parole chiave:

Cosmopolitismo, Educação moral, Immanuel Kant

Abstract

As reflexões de Kant sobre a educação estão ligadas com todo o desenvolvimento de sua filosofia moral, visto que é um meio de condução do humano do seu estado de selvageria ao mais elevado grau de desenvolvimento que é a moralidade. Partindo deste pressuposto, outros desdobramentos da pedagogia kantiana se tornam possíveis, como, por exemplo, a importância da educação para a consolidação do projeto de paz perpétua desenvolvido pelo filosofo no capo da filosofia política. Assim como a constituição de uma sociedade dá-se pela superação da liberdade selvagem rumo à liberdade civil dentro de um Estado, a sociedade cosmopolita deve superar a liberdade irrestrita do Estado para uma liberdade legal numa liga dos povos, tendo como fundamento a própria visão teleológica da natureza e a concepção de ser humano como ser capaz de atingir gradativamente a moralidade. Além de conduzir a espécie humana a seu fim último – a moralidade – a educação também precisa direcioná-la a um estado de harmonia que ultrapasse os limites territoriais e políticos entre os estados por meio da formação do sujeito enquanto “cidadão do mundo” pela consolidação de um Estado cosmopolita.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Joao Paulo Silva Martins, UFAC

Professor da Universidade Federal do Acre – UFAC / CAp. Membro do Grupo de Pesquisa Nômade, vinculado ao Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

Riferimenti bibliografici

CAVALLAR, Georg. Cosmopolitanisms in Kant’s Philosophy. Ethics & Global Politics: Vol. 5, No. 2, 2012, p. 95-118.

DALBOSCO, Claudio A. “Da pressão disciplinada à obrigação moral”. In Moralidade e educação em Kant. DALBOSCO, Claudio A. EIDAM, Heinz. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

DALBOSCO, Claudio A. Kant e a Educação. Coleção Pensadores e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é “esclarecimento”?. In: Immanuel Kant textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontenella. 2ª ed. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1999.

KANT, Immanuel. A Metafísica dos Costumes. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2ª ed. rev., 2008b.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rodem e António Marques. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008d.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 2008.

KANT, Immanuel. Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático. Tradução de Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Editora Iluminuras, 2009b.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 2009.

KANT, Immanuel. Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

KANT, Immanuel. À Paz Perpétua um projeto filosófico. Tradução de Artur Morão. LusoSofia: Universidade da Beira Interior Covilhã, 2008c.

MENEZES, Edilson. Kant: Esclarecimento e Educação Moral. In: Cadernos de Filosofia Alemã, vol. 19; n. 1, pp. 117-147.

PAGNI, Pedro A. Iluminismo, Pedagogia e Educação da Infância em Kant. In: Introdução à Filosofia da Educação: Temas Contemporâneos e História. PAGNI, P. A.; SILVA, D. J. (orgs). São Paulo: Avercamp, 2007.

TERRA, Ricardo Ribeiro. Algumas questões sobre a filosofia da história em Kant. In: KANT, Immanuel. Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Pubblicato

2023-10-09

Come citare

MARTINS, J. P. S. . Do esclarecimento ao cosmopolitismo: : o papel da educação na edificação do projeto político kantiano. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 247–260, 2023. DOI: 10.25244/tf.v16i1.5445. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5445. Acesso em: 6 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)