ARTE E ENSINO

lições da Mulher Maravilha

Autores

Palavras-chave:

Ensino; Pensamento complexo; Mulher Maravilha

Resumo

O artigo objetiva o estudo sobre a arte no ensino a partir da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin e à compreensão da relevância do pensamento simbólico em Claud Lévi-Strauss. A aproximação entre as ideias dos autores pressupõe a reflexividade sobre a abertura filosófica dos educadores para o alargamento das ideias e í s iniciativas afetivas no ensino. O trabalho visa a composição de estratégias didáticas mais criativas como possibilidade para aprendizagem dos fenômenos por sua complexidade. Analisamos o mito da Mulher Maravilha em sua profundidade narrado nas dinâmicas histórias em quadrinhos, o seu potencial simbólico que pode despertar o ensino para a criatividade e a condição humana. Tanto o método complexo quanto a ciência do sensí­vel aparecem como estratégia de investigação, de forma recursiva, isto é, possibilita a aproximação e reaproximação dos sujeitos e suas ideias para compreendê-las nas dimensões abrangentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pereira de Figueiredo, UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Educação Fí­sica Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), em Fisioterapia pelo IBMR (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). É professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia atuando na graduação e pós-graduação. Autor do livro "Frankenstein, o Prometeu Moderno. Ciência, literatura e educação", publicado pela Editora Livraria da Fí­sica, dedica os estudos í s análises relativas í  historicidade da ciência e a teoria do pensamento complexo, visando a formação de professores da educação básica.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Ferraz Brito de Oliveira, A. E., & Pereira de Figueiredo, R. . (2021). ARTE E ENSINO: lições da Mulher Maravilha. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3273

Edição

Seção

Artigos