COMPLEXIDADE, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO

caminhos para uma comunidade de destino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931680692

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Complexidade, Interculturalidade, Educação

Resumo

O paradigma do pensamento moderno, um pensamento monocultural e ocidentalizado no qual está pautada a cultura educacional hegemônica, precisa ser superado. Partindo desse ponto, o presente artigo reflete, com base em pensadores contemporâneos, como Edgar Morin, Maria da Conceição Xavier de Almeida, Vera Maria Candau, Vandana Shiva e Ailton Krenak, eixos de problematização fundamentais para uma educação pautada nos princípios da complexidade e da interculturalidade, necessária para a construção de um pensar pertinente à concepção de uma comunidade de destino terrena. É debruçando-se nesse desafio que desenvolvemos aqui três eixos de problematização: O eixo ontológico, epistemológico e ético. Para isso, é necessário aprender a religar saberes apartados, de culturas distintas, bem como construir uma cosmovisão multifacetada, mais plural, capaz de desenvolver uma identidade comum menos antropocêntrica e monolítica que inclua seres e culturas diversas.

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Biografia do Autor

Paulo de Assis Lago, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade de Brasília. Especialista em Energias Renováveis pela UNINTER. Atualmente, é mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e professor de Química na rede particular de Ensino.

Renato Pereira de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Coordenador do GEPECC -Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico. Professor Pleno do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

de Assis Lago, P., & Pereira de Figueiredo, R. (2023). COMPLEXIDADE, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: caminhos para uma comunidade de destino. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931680692

Edição

Seção

Artigos