COMPLEXIDADE, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
caminhos para uma comunidade de destino
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931680692Palavras-chave:
Pensamento Complexo, Complexidade, Interculturalidade, EducaçãoResumo
O paradigma do pensamento moderno, um pensamento monocultural e ocidentalizado no qual está pautada a cultura educacional hegemônica, precisa ser superado. Partindo desse ponto, o presente artigo reflete, com base em pensadores contemporâneos, como Edgar Morin, Maria da Conceição Xavier de Almeida, Vera Maria Candau, Vandana Shiva e Ailton Krenak, eixos de problematização fundamentais para uma educação pautada nos princípios da complexidade e da interculturalidade, necessária para a construção de um pensar pertinente à concepção de uma comunidade de destino terrena. É debruçando-se nesse desafio que desenvolvemos aqui três eixos de problematização: O eixo ontológico, epistemológico e ético. Para isso, é necessário aprender a religar saberes apartados, de culturas distintas, bem como construir uma cosmovisão multifacetada, mais plural, capaz de desenvolver uma identidade comum menos antropocêntrica e monolítica que inclua seres e culturas diversas.
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