SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE

sobre uma pesquisa e o pensamento complexo

Autores

  • Verena Santos Andrade Ferreira IFBA
  • Renato Pereira de Figueiredo

Palavras-chave:

Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.

Resumo

Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pereira de Figueiredo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Coordenador do GEPECC - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ENSINO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Professor Pleno do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

 

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Por uma ciência que sonha. In: GALENO, Alex; CASTRO, Gustavo; SILVA, Josimey Costa da. Complexidade a flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Mapa inacabado da Complexidade. In SILVA, Aldo Aloísio Dantas da; GALENO, Alex. (Orgs) Geografia: ciência do complexus. Ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Método complexo e desafios da pesquisa. In: ALMEIDA, M.C.; CARVALHO, E.A. Cultura e pensamento complexo. Natal: EDUFRN, 2009. p. 97-111.

ALVES, Eliana Aparecida. Possibilidades e limitações do uso das tecnologias de informação e comunicação - TICS - na busca da religação dos saberes: um estudo à luz dos pensamento complexo. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2008. Disponível em: [http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NOVE_e8555311440c96342f272335e4b96f59]. Acesso em: 22/10/2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Lu´s Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo, Edições 70: 2010.

BARRETO, Gilson Oliveira. Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos. Tese. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação. Pontifícia Universidade Católica: São Paulo, 2015. Disponível em: [file:///C:/Users/veure/Downloads/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf[. Acesso em: 22/10/ 2021.

BATISTELLA, Michelle Padilha. A prática pedagógica na perspectiva do Pensamento Complexo. Dissertação. Dissertação em Educação. Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2018. Disponível em: [https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/58433/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20PADILHA%20BATISTELLA.pdf?sequence=1&isAllowed=y] Acesso em: 22/10/2021.

BENATO, Maria Luciano Sucato. Mediações de leitura e formação do aluno-autor: desafios ao letramento literário no cotidiano escolar. Dissertação. Dissertação em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2019. Disponível em: [https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/45159/R%20-%20D%20-%20MARIA%20LUCIANA%20SCUCATO%20BENATO.pdf?sequence=1&isAllowed=y] Acesso em: 22/10/2021.

BEZERRA, Gilson de Medeiros. Educar para a vida: uma pedagogia da resiliência na escola. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação, Ciência e Tecnologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, 2005. Disponível em: [https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14219/1/GilsonMZ.pdf] Acesso em: 20/03/2022.

BUENA, Eliane de Souza Silva. A reformulação do projeto pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulação. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropédica, 2012. Disponível em: [https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/1635/2/2012%20-%20Eliane%20de%20Souza20Silva%20Bueno.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Ilustração de Sir John Tenniel. Tradução de Clécia Regina Ramos. Editorial Arara Azul, 2002. E-book. Disponível em [http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html]. Acesso em: 05/02/2022.

INFANTE, Ângela Maria. A percepção do professor coordenador como formador de professores. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2020. Disponível em: [http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/2231/2/Angela%20Maria%20Infante.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

KASSAB, Patrícia Montanholi. O trabalho educativo de estímulo à leitura do Grupo Ria: literatura e teatro no ensino médio. Dissertação. Programa de pós-graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2012. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/470/1/B_Patricia%20Montanholi%20Kassab.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução Ivone C. Benedetti. Revisão da tradução Jesus de Paula Assis. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LIMA, Janilson Lopes. O pensamento complexo na docência de artes visuais: uma experiência de ensino no IFPE – campus Olinda. Dissertação. Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e Paraíba. Universidade Federal de Pernanbuco: Recife, 2018. Disponível em: [https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29861/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Janilson%20Lopes%20de%20Lima.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

MARIOTTI, Humberto. Os Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo. Escola de Diálogo de São Paulo, 2007. Disponível em [http://escoladedialogo.com.br/escoladedialogo/index.php/biblioteca/artigos/operadores-cognitivos/]. Acesso em 10/01/2022

MARTINS, Peluzio Ferreira. O livro didático de geografia: seus limites e perspectivas como instrumento de mediação do processo de ensino-aprendizagem. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Geografia Humana. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2019. Disponível em: [https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16072019-152054/publico/2019_PeluzioFerreiraMartins_Vcorr.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

MIRANDA, Paulo César Cardozo de. Jogos e brincadeiras na cultura escolar: uma perspectiva complexa e sistêmica da prática musical em escola de São Paulo. Dissertação. Dissertação em Artes. Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: São Paulo, 2012. Disponível em: [https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95165/miranda_pcc_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y] Acesso em: 22/10/2021.

MOREIRA, Lucineide. O professor de Filosofia que atua nos Ceja de Fortaleza: uma proposta de construção coletiva de sua Práxis Educativa. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia). Programa de Pós-graduação em Filosofia. Instituto de Cultura e Arte. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: [http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44630/3/2019_dis_lmoreira.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. Elogio da metamorfose. EcoDebate, 12 de janeiro de 2010. Disponível em: [https://www.ecodebate.com.br/2010/01/12/elogio-da-metamorfose-artigo-de-edgar-morin/] Acesso em: 22/10/2022.

NOGUEIRA, Helvio. Projeto O cinema vai à escola: uma abordagem a partir da compreensão dos professores. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2018. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/2027/2/Helvio%20Nogueira.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

OLIVEIRA, Álvaro de Freitas. Estudo de uma proposta de ensino de física para o primeiro ano do ensino médio inspirada na teoria do pensamento complexo de Morin. Dissertação. Escola de Engenharia. Universidade de São Paulo: Lorena, 2016. Disponível em: [https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06072016-152515/publico/PED15002_C.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

OYAMADA, Alexandre Hiroki Miliorini. Reflexos e reflexões do olhar: Caminhos para o resgate do humanismo e entraves da educação formal. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2010. Disponível em: [https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26102010-010821/publico/mestrado_alexandre_oyamada.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

OZELAME, Diego Machado. Possibilidades de construção do pensamento complexo em espaço não formal de aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação. Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências. Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2015. Disponível em: [http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6075/2/469655%20-%20%20Texto%20Completo.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

PENA, Saulo de Oliveira. Filmes e educação: o caminho do sensível na construção de conhecimento. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2020. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/2424/2/Saulo%20de%20Oliveira%20Pena.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

PEREIRA, Priscila Cassanti Sil. A prática teatral no ensino médio público: entre ressonâncias e resistência. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2018. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1924/2/Prscila%20Cassanti%20Sil%20Pereira.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

RAMALHO, Ivone Priscilla de Castro. Lagoa do Piató: a educação como uma obra de arte. Dissertação. Dissertação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, 2012. Disponível em: [https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25889] Acesso em: 22/10/2021.

ROMUALDO, Anderson dos Santos. Doce ou atroz, manso ou feroz: os currículos realizados/inventados na relação com a(s) diferença(s) no cotidiano escolar. Dissertação. Dissertação em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora: Juiz de Fora, 2011. Disponível em: [https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2649/1/andersondossantos.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

ROVERI, Jean Carlos da Silva. A aprendizagem de Espanhol: uma proposta integrada ao ensino técnico à luz do pensamento complexo. Dissertação. Dissertação em Docência para a Educação Básica. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: Bauru, 2019. Disponível em: [https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191169/roveri_jcs_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y] Acesso em: 22/10/2021.

SANTOS, Fabiana Alves dos. Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental. Dissertação Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Universidade Federal do ABC.: Santo André, 2015. Disponível em: [file:///C:/Users/veure/Downloads/ENS-2015%20-%20Fabiana%20Alves%20dos%20Santos.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

SANTOS, Guacyra Costa. Pedagogia das borboletas: uma possibilidade para reformar o pensamento docente. Dissertação. Dissertação. Programa de Pós-Graduação Em Ensino. Universidade do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: [http://www2.uesb.br/ppg/ppgen/wp-content/uploads/2019/01/DissertaC3%A7%C3%A3o_Guacyra_CD.pdf] Acesso em: 20/03/2022.

SILVA, Júnior Ribeiro da. A concepção do pensar bem em sala de aula, fundada na construção do conhecimento à luz da teoria da complexidade de Morin. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2016. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1543/2/J%c3%banior%20Ribeiro%20Da%20Silva.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

TAUCEDA, Karen Cavalcanti. Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009. Disponível em:[https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17423/000717182.pdf?sequence=1&isAllowed=y] Acesso em: 22/10/2021.

VASCONCELOS, Maria Aparecida Flores de Cintra. Contos de fada e suas contribuições para o ensino-aprendizagem, à luz do pensamento complexo. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho: São Paulo, 2010. Disponível em: [https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/452/1/B_Maria%20Aparecida%20Flores%20de%20Cintra%20Vasconcelos.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

VAZ, Ednilson Luiz Silva. Professores construindo uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências a partir das indicações da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Dissertação. Escola de Engenharia. Universidade de São Paulo: Lorena, 2015. Disponível em: [https://teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-22092016-153714/publico/PED15005_ON.pdf] Acesso em: 22/10/2021.

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Santos Andrade Ferreira, V., & Pereira de Figueiredo, R. (2022). SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)