ARTE E ENSINO
lições da Mulher Maravilha
Palavras-chave:
Ensino; Pensamento complexo; Mulher MaravilhaResumo
O artigo objetiva o estudo sobre a arte no ensino a partir da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin e à compreensão da relevância do pensamento simbólico em Claud Lévi-Strauss. A aproximação entre as ideias dos autores pressupõe a reflexividade sobre a abertura filosófica dos educadores para o alargamento das ideias e í s iniciativas afetivas no ensino. O trabalho visa a composição de estratégias didáticas mais criativas como possibilidade para aprendizagem dos fenômenos por sua complexidade. Analisamos o mito da Mulher Maravilha em sua profundidade narrado nas dinâmicas histórias em quadrinhos, o seu potencial simbólico que pode despertar o ensino para a criatividade e a condição humana. Tanto o método complexo quanto a ciência do sensível aparecem como estratégia de investigação, de forma recursiva, isto é, possibilita a aproximação e reaproximação dos sujeitos e suas ideias para compreendê-las nas dimensões abrangentes.