SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE
sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
Palavras-chave:
Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.Resumo
Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.
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