Parmênides, Blondel e o problema da justificação do conhecimento

Autores

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN

Palavras-chave:

Blondel, Parmênides, Ser, Pensar, Epistemologia

Resumo

O objetivo do presente artigo é apontar duas alternativas à interpretação do conhecimento como adequação entre ser e pensar, valendo-se do Poema de Parmênides e da Filosofia da Ação de Maurice Blondel. Para que essa adequação tenha sentido é preciso pressupor uma divisão original a ser superada entre ser e pensar. Isso pressuposto, cria-se uma aporia que comporta tanto a necessidade de se justificar as diversas simbolizações do ser, quanto, dado o fracasso na realização desse programa de justificação, a ideia da relatividade de todo conhecimento. Todavia, esse não é nem o modo eleático, nem o modo blondeliano de entender a relação entre o que se diz com as noções de ser e pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galileu Galilei Medeiros de Souza, UERN

É doutor em filosofia pela Universidade Federal da Paraí­ba/UFPB. Professor do departamento de filosofia da UERN (E-mail: galileumed@yahoo.com.br).

Referências

BLONDEL, Maurice. "Le point de départ de la recherche Philosophique" (1906). In: Ouvres Complètes II, 1888-1913. La philosophie de L"™Action et la crise moderniste. Paris, PUF, 1997, pp. 527-569.

PARMÊNIDES. Da Natureza. Tradução portuguesa de José Gabriel Trindade Santos. São Paulo, Loyola, 2002.

PUNTEL. Lorenz B. "A totalidade do Ser, O Absoluto e o tema "Deus": um capí­tulo de uma nova metafí­sica". In: IMAGUIRE, Guido; ALMEIDA, Custódio Luí­s S. de; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de (Org.). Metafí­sica contemporânea. Petrópolis, Vozes, 2007, pp. 191 - 222.

SANTOS, José Trindade dos. Crí­tica à Metafí­sica: as fontes gregas de Heidegger. 2011 (Transcrições das memórias do seminário do semestre letivo de 2011.2 ministrado na Universidade Federal da Paraí­ba a partir de registro audioeletrônico autorizado pelo autor).

SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de. Estudos de Lógica Simbólica. Rio de Janeiro, Letra Capital, 2013.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

SOUZA, G. G. M. de . Parmênides, Blondel e o problema da justificação do conhecimento. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 31–42, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1958. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO