Análise do discurso, Foucault e mídia: entrevista com Maria do Rosário Gregolin
Palavras-chave:
.Resumo
Maria do Rosário Gregolin é Livre-docente em Análise do Discurso pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Araraquara. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP e mestra em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (UNICAMP). É Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1C. Docente do Departamento de Linguística da UNESP/Araraquara, onde orienta trabalhos de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica, e atua como supervisora de pós-doutorado na área de Linguística. É também coordenadora do Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara (GEADA). Entre suas publicações destacam-se os livros Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso – diálogos e duelos (Claraluz, 2004), Discurso e mídia – a cultura do espetáculo (Claraluz, 2003), entre outros.
A entrevista aqui apresentada foi realizada durante o IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID), promovido pela Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), entre os dias 23 a 25 de agosto de 2017. O evento teve como temática Linguagens e discursos em tempos de crise. Na oportunidade, a entrevistada proferiu conferência sobre o tema do Colóquio e ministrou o minicurso intitulado Discurso, cibercultura e subjetividades. Na conversa, os (des)caminhos que a levaram à AD são apresentados, oportunidade em que também são discutidos aspectos concernentes ao discurso, a sua análise, Foucault e a mídia, assuntos que, como poderá ser visto, estão entremeados à própria trajetória da pesquisadora.
Downloads
Referências
COURTINE, J-J. A era da ansiedade: discurso, história e emoções. In.: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCAR, 2016, p. 15-29.
COURTINE, J-J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Trad. Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FOUCAULT, M. É inútil revoltar-se? In: FOUCAULT, M. Ditos & escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 77-81.
GREGOLIN, M. do R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
______. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.