O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIíO METROPOLITANA DE NATAL
Palavras-chave:
Metrópoles, Políticas Públicas, Sistema de Informações GeográficasResumo
O presente trabalho parte do estudo das Regiões Metropolitanas como fenômenos da urbanização brasileira, tendo como recorte a Região Metropolitana de Natal (RMN). A RMN foi legalmente criada pela Lei Complementar nº. 172 de 16.01.1997, contudo, mesmo após sua efetiva legalização, as ações, no que tange a governabilidade e políticas públicas no âmbito metropolitano, ainda são tímidas ou inexistentes. Dessa forma, desde o ano de 2004, o Núcleo Avançado de Políticas Públicas da UFRN, grupo interdisciplinar de pesquisa, em conjunto com instituições como a UERN e INPE, vêm desenvolvendo estudos que tem como objetivo subsidiar o estado do RN no que tange a compreensão da sua expansão metropolitana. Para tanto, o uso da ferramenta do geoprocessamento é de fundamental importância nesses trabalhos. Especificamente neste estudo, utilizou-se o SIG-SPRING, software gratuito desenvolvido pelo INPE, que possibilitou a elaboração de bases de dados construídas a partir dos dados coletados no IBGE, PNUD e fontes locais. Após a construção e alimentação da base de dados, foram elaborados mapas temáticos, possibilitando uma visão sócioespacial do território em estudo. A pesquisa constituiu-se num instrumento para o conhecimento da realidade metropolitana, uma vez que tem como objetivos instigar uma consciência e governabilidade metropolitana e de se constituir num referencial teórico-bibliográfico de apoio í s políticas públicas locais.
Downloads
Referências
ATLAS INTERATIVO DA REGIÇAO METROPOLITANA DE NATAL-RN. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Núcleo de Capacitação e Treinamento em Natal. Disponível em: <http://www.nctn.crn2.inpe.br/metro/terraWeb/bin/terraWeb.html>. Acesso em: 20 set. 2009.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Aglomerado Urbano de Natal, Natal, Fundação Instituto de Desenvolvimento do Estado - IDEC e Luiz Forte Neto, 1988.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de Natal – Natal Metrópole 2020. Produtos 4 e 5: tendências, visão de futuro e diretrizes do plano estratégico Natal Metrópole 2020. Recife, 2007.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 Ago. 2009.
NÚCLEO RMNATAL – Observatório das Metrópoles. Projeto Análise das Regiões Metropolitanas do Brasil: Produto – Monografias dos Espaços Metropolitanos – Espaço Metropolitano de Natal. Natal, 2005.
RIBEIRO, L. C. Q. Dinâmica Socioterritorial das Metrópoles Brasileiras: dispersão e concentração. In: IPEA. Políticas Sociais – Acompanhamento e Análise. n. 12. fev. de 2006.
RIBEIRO, L. C. Q. Análise das Regiões Metropolitanas do Brasil: Relatório de Atividades 3 – Análise Sócio-Urbana das Metrópoles. Disponível em <http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/04textos/sociourb.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2009.
SPRING-4.3. Divisão de Processamento de Imagens, INPE/São José dos Campos. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br>. Acesso em: 17 Ago. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.