O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIíO METROPOLITANA DE NATAL

Autores/as

  • Larissa da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-2232-9539
  • Rosana Silva de França Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Algéria Varela da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Maria do Livramento Miranda Clementino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Metrópoles, Polí­ticas Públicas, Sistema de Informações Geográficas

Resumen

O presente trabalho parte do estudo das Regiões Metropolitanas como fenômenos da urbanização brasileira, tendo como recorte a Região Metropolitana de Natal (RMN). A RMN foi legalmente criada pela Lei Complementar nº. 172 de 16.01.1997, contudo, mesmo após sua efetiva legalização, as ações, no que tange a governabilidade e polí­ticas públicas no âmbito metropolitano, ainda são tí­midas ou inexistentes. Dessa forma, desde o ano de 2004, o Núcleo Avançado de Polí­ticas Públicas da UFRN, grupo interdisciplinar de pesquisa, em conjunto com instituições como a UERN e INPE, vêm desenvolvendo estudos que tem como objetivo subsidiar o estado do RN no que tange a compreensão da sua expansão metropolitana. Para tanto, o uso da ferramenta do geoprocessamento é de fundamental importância nesses trabalhos. Especificamente neste estudo, utilizou-se o SIG-SPRING, software gratuito desenvolvido pelo INPE, que possibilitou a elaboração de bases de dados construí­das a partir dos dados coletados no IBGE, PNUD e fontes locais. Após a construção e alimentação da base de dados, foram elaborados mapas temáticos, possibilitando uma visão sócioespacial do território em estudo. A pesquisa constituiu-se num instrumento para o conhecimento da realidade metropolitana, uma vez que tem como objetivos instigar uma consciência e governabilidade metropolitana e de se constituir num referencial teórico-bibliográfico de apoio í s polí­ticas públicas locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta IV (D.E.) do Departamento de Geografia e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e ordenamento territorial, polí­ticas públicas, turismo e análise regional, semiárido.

Rosana Silva de França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

ossui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFRN (2016). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES/Campus Currais Novos). Tem experiência na área de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento territorial urbano, meio ambiente e cartografia. 

Maria do Livramento Miranda Clementino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1975), graduação em Sociologia e Polí­tica pela Fundação José Augusto (1973), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, região metropolitana de natal, desenvolvimento regional, mercado de trabalho e região metropolitana.

Citas

ATLAS INTERATIVO DA REGIÇAO METROPOLITANA DE NATAL-RN. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Núcleo de Capacitação e Treinamento em Natal. Disponí­vel em: <http://www.nctn.crn2.inpe.br/metro/terraWeb/bin/terraWeb.html>. Acesso em: 20 set. 2009.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Aglomerado Urbano de Natal, Natal, Fundação Instituto de Desenvolvimento do Estado - IDEC e Luiz Forte Neto, 1988.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de Natal – Natal Metrópole 2020. Produtos 4 e 5: tendências, visão de futuro e diretrizes do plano estratégico Natal Metrópole 2020. Recife, 2007.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. Disponí­vel em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 Ago. 2009.

NÚCLEO RMNATAL – Observatório das Metrópoles. Projeto Análise das Regiões Metropolitanas do Brasil: Produto – Monografias dos Espaços Metropolitanos – Espaço Metropolitano de Natal. Natal, 2005.

RIBEIRO, L. C. Q. Dinâmica Socioterritorial das Metrópoles Brasileiras: dispersão e concentração. In: IPEA. Polí­ticas Sociais – Acompanhamento e Análise. n. 12. fev. de 2006.

RIBEIRO, L. C. Q. Análise das Regiões Metropolitanas do Brasil: Relatório de Atividades 3 – Análise Sócio-Urbana das Metrópoles. Disponí­vel em <http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/04textos/sociourb.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2009.

SPRING-4.3. Divisão de Processamento de Imagens, INPE/São José dos Campos. Disponí­vel em: <http://www.dpi.inpe.br>. Acesso em: 17 Ago. 2006.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

FERREIRA, L. da S. .; FRANÇA, R. S. de .; SILVA, A. V. da .; CLEMENTINO, M. do L. M. . O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIíO METROPOLITANA DE NATAL. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/314. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos