AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Palavras-chave:
Representações Sociais, Espaço Geográfico, CulturaResumo
Há no ser humano uma capacidade nata de criação de sentidos relativos aos entes, fatos, acontecimentos, utensílios, instrumentos e relações que estabelecem uns com os outros. No processo de engendramento deste mosaico sígnico e imagético é que surgem as representações sociais. Estas representações caracterizam-se por conter a intensidade simbólica do homem, acarretando a difusão territorial e temporal das características simbólicas representadas, ou seja, acultura de uma sociedade. O espaço geográfico tem um papel de protagonismo em tal cenário por ser o agente materializador das representações, é no campo de abrangência da realidade objetiva, do mundo em si que são criadas as unidades simbólicas de perduração de uma sociedade. Com estas premissas tem-se por objetivo proporcionar um aprofundamento conceitual e metodológico da análise das representações sociais no espaço geográfico, efetuando-se para tal intento uma revisão bibliográfica acompanhada da confluência de teorias e arcabouços que sustentam o cânone de uma geografia das representações sociais.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1985.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d"™ ígua, 1991.
CONNOR, S. Cultura Pós-Moderna: introdução í s teorias do conhecimento. 2 Ed. Trad. Adail U. Sobral & Maria S. Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
CORRÊA, R. L. Carl Sauer e a Geografia Cultural. In: ______. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. (p. 261-285)
DUARTE, M. B.; MATIAS, V. R. S. Reflexões sobre o espaço geográfico a partir da fenomenologia. In: Revista Caminhos da Geografia. Rio de Janeiro v. 17, n.16, p.190-196, Out./2005.
EAGLETON, T. A ideia de cultura. Trad. Castello S. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
GIL FILHO, S. F. Espaço de representação: uma categoria chave para a análise cultural em geografia. Artigo apresentado originariamente no 5º Encontro Nacional da ANPEGE sob o título: Espaço de Representação: Epistemologia e Método. 2003.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 11 Ed. Trad. Tomaz T. Silva & Guarcia L. Louro. Rio de Janeiro: Editora DP & A, 2006.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. Trad. Adail Ubirajara Sobral & Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 16 Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
SANTOS, B. S. A Critica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Editora Cortez 2005.
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: Paisagem, Tempo e Cultura. [Org.] CORRÊA, R. L. & ROSENDAHL, Z. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.