O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.

Autores

  • Adriana do Nascimento Feitosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Andria Carla Araújo da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Geografia, Necessidades especiais, Ensino, Escola

Resumo

Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcí­sio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura fí­sica disponí­vel para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possí­veis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensí­vel ao que diz respeito à educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponí­vel em: <http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2012.

BERSCH, R. TecnologiaAssistiva- TA. In Schirmer, Carolina R. São Paulo: MEC/ SEESP,2007.p. 31

CALLAI, H. A formaçãodo profissional de Geografia. Injuí­. RS. Ed. Unijuí­. 1999.

CASTELLAR, S. (org). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2º. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

CHAVES, A. P. N. Ensino de Geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande. Florianópolis, 30 de março, 2010. Disponí­vel em: <http://ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/>. Acesso em: 15 jan. 2012

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE SALAMANCA, 1994, Salamanca, Espanha, Disponí­vel em: <http://www.redeinclusão.web.ua.pt/files/fl_9.pdf>. Acesso em: 15 Jan. 2012.

FíVERO, E. A. G. Educação Especial: tratamento diferenciado que leva í inclusão ou í exclusão dos direitos? São Paulo: MEC/ SEESP, 2007.

FíVERO, E. A. G. Aspectos Legais e orientações pedagógicas. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: orientações Pedagógicas. São Paulo: MEC/ SEESP, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários í educação do futuro. São Paulo: Cortez. – UNESCO, 2006.

PAULA, A. R. A hora e a vez da famí­lia em uma sociedade inclusiva. Brasí­lia: MEC/SEESP, 2007.

SANTOS, J. R.; NUNES, F. G. O aluno com deficiência auditiva nas aulas de geografia: alguns elementos para a reflexão sobre a inclusão. 10º Encontro Nacional de prática e ensino em Geografia, de 30 de agosto a 02 de setembro, 2009, Porto Alegre, 2009. Disponí­vel em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(44).pdf> . Acesso em: 15 Jan. 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2012

Como Citar

FEITOSA, A. do N. .; SILVA, A. C. A. da . O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 2, p. 85–100, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos