O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Geografia, Necessidades especiais, Ensino, EscolaResumo
Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcísio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura física disponível para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possíveis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensível ao que diz respeito à educação inclusiva.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: <http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2012.
BERSCH, R. TecnologiaAssistiva- TA. In Schirmer, Carolina R. São Paulo: MEC/ SEESP,2007.p. 31
CALLAI, H. A formaçãodo profissional de Geografia. Injuí. RS. Ed. Unijuí. 1999.
CASTELLAR, S. (org). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2º. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
CHAVES, A. P. N. Ensino de Geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande. Florianópolis, 30 de março, 2010. Disponível em: <http://ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/>. Acesso em: 15 jan. 2012
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE SALAMANCA, 1994, Salamanca, Espanha, Disponível em: <http://www.redeinclusão.web.ua.pt/files/fl_9.pdf>. Acesso em: 15 Jan. 2012.
FíVERO, E. A. G. Educação Especial: tratamento diferenciado que leva í inclusão ou í exclusão dos direitos? São Paulo: MEC/ SEESP, 2007.
FíVERO, E. A. G. Aspectos Legais e orientações pedagógicas. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: orientações Pedagógicas. São Paulo: MEC/ SEESP, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários í educação do futuro. São Paulo: Cortez. – UNESCO, 2006.
PAULA, A. R. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
SANTOS, J. R.; NUNES, F. G. O aluno com deficiência auditiva nas aulas de geografia: alguns elementos para a reflexão sobre a inclusão. 10º Encontro Nacional de prática e ensino em Geografia, de 30 de agosto a 02 de setembro, 2009, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(44).pdf> . Acesso em: 15 Jan. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.