REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia, Estágio, ProfessorResumo
Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.
Downloads
Referências
BANKS, J.; In: TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado; tradução Carlos Almeida Pereira – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. P.195-245. P.195 – 245.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. (coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógica).
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
DANELLI, S. C. S; Geografia (Ensino Fundamental) – (org). Projeto Araribá. 2ª ed. São Paulo, Editora moderna, 2007. 216 p. v 1.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Piesis. Vol. 3, nº 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da Totalidade-mundo nas series iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annblume, 2008. 190 p.
TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. 2. ed. Ijuí: Unijuní, 2006. 88 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.