ELEMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A GRADUAÇÃO EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Licenciatura, Experiência formativa

Resumo

O presente artigo alinha-se na prerrogativa da importância e necessidade do conhecimento geográfico no entendimento de mundo e no saber agir no mesmo, a partir da formação de geógrafos licenciados. Para tanto, segue a dimensão qualitativa com o uso da natureza discursiva e da pesquisa participante. Constitui-se como notas selecionadas acerca de elementos construtivos para a formação profissional do professor de Geografia, elementos esses que se destacam na mediação entre teoria e prática nesse processo. Entende-se que para discutir sobre licenciatura em Geografia é necessário compreender como surge e é sistematizada essa modalidade de graduação, portanto se fez necessário entender como esse processo de sistematização se desenvolveu no Brasil. Para tanto, se fez imperativo buscar bibliografia que abordasse a referida temática. Consideramos que os elementos formativos, em especial os apresentados por esse trabalho, exercem importância na formação em Geografia. Consideramos que o percurso de construção do perfil profissional do docente, iniciando na universidade, necessita ser sistematizado, perpassando por caminhos de cunho formativo significativo. Refletir sobre o processo formativo, como ele ocorre e como deve ocorrer, é essencial para tentar manter ou melhorar as práticas envolvidas. Desse modo, o trabalho em tela propôs reflexões construtivas sobre a formação em Geografia do CAMEAM/UERN, partindo da experiência dos autores. Essas reflexões, perpetradas pelos licenciados, podem criar caminhos férteis para que se possa refletir sobre o referido curso, numa perspectiva de aperfeiçoamento do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda do Programa de Pósgraduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil.  

Marta Evânia Miguel da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil. 

Francisco Alves da Costa Neto, Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN)

Discente da Pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN), Pau dos Ferros (RN), Brasil. 

Diêgo Souza Albuquerque, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmica Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil.

Referências

ALARCíO, I. A formação do professor reflexivo. In:______. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011, p. 43-63.

BOTELHO, C. L. A filosofia e o processo evolutivo da geografia. Rio de Janeiro: Biblioteca do exército, 1993.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasí­lia: DF. 1961. Disponí­vel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm>. Acesso em: 13 dez. 2018.

CAVALCANTI, L. S. A formação profissional: Princí­pios e propostas para uma atuação docente crí­tica. In:______. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 13-38.

CORDEIRO, J. M. P.; OLIVEIRA, A. G. A Aula de campo em Geografia e suas contribuições para o processo de Ensino-Aprendizagem na escola. Revista Geografia, Londrina, v. 20, n. 2, p. 99-114, trimestral, 2011.

CORRÊA, M. L. Espaço: um conceito chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 16. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 15-47.

DOURADO, J. A. L. Geografia "fora" da sala de aula: importância do trabalho de campo para a Geografia Agrária. Campo-território: revista de Geografia agrária, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 1-22, fev., 2013.

KHAOULE, A. M. K. O estágio supervisionado e suas contribuições na formação do professor de Geografia. In: BENTO, I. P.; OLIVEIRA, K. A. T. (Orgs.). Formação de professores: pesquisa e prática pedagógica em Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012, p. 57-78.

LIMA, M. S. L. O olhar de observação sobre a escola e suas relações: qual o sentido do Estágio para o Estagiário? In:______. Estágio e Aprendizagem da Profissão Docente. Liber Livro, 2012, p. 61-83.

MARTINS, R. E. M. W.; TONINI, I. M. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Catarina, v. 20, n. 3, p. 98-106, 2016. Disponí­vel em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia>. Acesso em: 25 ago. 2017.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. A disciplina escolar e os currí­culos de Geografia. In:______. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez Editora, 2007, p. 59-86.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN, jun., 2014.

ROCHA, G. O. R. Uma breve história da formação do (a) professor (a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n.15, p. 129-144, 2000. Disponí­vel em: <http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/364/346>. Acesso em: 25 julh. 2018.

SANTOS, M: Espaço e Método. São Paulo, Nobel, 1985.

SANTOS, S. M. O desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: áreas de destaque de produção cientí­fica brasileira. 344 f. Tese (Doutoramento em Ciências da informática) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SEVERINO, A. J. Universidade, ciência e formação acadêmica. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, S. R.; EUFRíSIO, K. N. A pesquisa no processo de formação de professores: articulador e integrador de saberes necessários í prática pedagógica e docente. Intineraius reflectionis, Jataí­-GO. v. 2, n. 9, p. 1-21, 2010. Disponí­vel em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/> . Acesso em: 20 jun. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução nº 06 de 25 de fevereiro de 2015 – CONSEPE. Regulamenta o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos Cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Sala das Sessões dos Colegiados. Mossoró/RN, 25 de fev. 2015.

VARGAS, G. Uma análise quantitativa da produção cientí­fica da Universidade Federal de Santa Catarina. 91f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

NONATO, R. P. P. M. .; SILVA, M. E. M. da .; NETO, F. A. da C. .; ALBUQUERQUE, D. S. . ELEMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A GRADUAÇÃO EM FOCO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 1, p. 71–90, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/911. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos