ELEMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A GRADUAÇÃO EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Licenciatura, Experiência formativa

Resumo

O presente artigo alinha-se na prerrogativa da importância e necessidade do conhecimento geográfico no entendimento de mundo e no saber agir no mesmo, a partir da formação de geógrafos licenciados. Para tanto, segue a dimensão qualitativa com o uso da natureza discursiva e da pesquisa participante. Constitui-se como notas selecionadas acerca de elementos construtivos para a formação profissional do professor de Geografia, elementos esses que se destacam na mediação entre teoria e prática nesse processo. Entende-se que para discutir sobre licenciatura em Geografia é necessário compreender como surge e é sistematizada essa modalidade de graduação, portanto se fez necessário entender como esse processo de sistematização se desenvolveu no Brasil. Para tanto, se fez imperativo buscar bibliografia que abordasse a referida temática. Consideramos que os elementos formativos, em especial os apresentados por esse trabalho, exercem importância na formação em Geografia. Consideramos que o percurso de construção do perfil profissional do docente, iniciando na universidade, necessita ser sistematizado, perpassando por caminhos de cunho formativo significativo. Refletir sobre o processo formativo, como ele ocorre e como deve ocorrer, é essencial para tentar manter ou melhorar as práticas envolvidas. Desse modo, o trabalho em tela propôs reflexões construtivas sobre a formação em Geografia do CAMEAM/UERN, partindo da experiência dos autores. Essas reflexões, perpetradas pelos licenciados, podem criar caminhos férteis para que se possa refletir sobre o referido curso, numa perspectiva de aperfeiçoamento do mesmo.

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Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda do Programa de Pósgraduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil.  

Marta Evânia Miguel da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil. 

Francisco Alves da Costa Neto, Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN)

Discente da Pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN), Pau dos Ferros (RN), Brasil. 

Diêgo Souza Albuquerque, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmica Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros (RN), Brasil.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

NONATO, R. P. P. M. .; SILVA, M. E. M. da .; NETO, F. A. da C. .; ALBUQUERQUE, D. S. . ELEMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A GRADUAÇÃO EM FOCO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 1, p. 71–90, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/911. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos