O "SER" VENDEDOR NO COMÉRCIO DE RUA EM PAU DOS FERROS/RN: EXPRESSÕES DA INFORMALIDADE NA VIA PÚBLICA
Palabras clave:
Comércio de Rua, Informalidade, Pau dos FerrosResumen
Este artigo discute as expressões da informalidade na via pública da cidade de Pau dos Ferros/RN. Temática de relevância para a análise da realidade do trabalho, hoje, e da lógica que move o capital, sua presença real na vida dos indivíduos. Trata-se de um recorte de parte dos resultados apresentados pela dissertação de mestrado da autora na UFRN/2011. O objetivo do artigo é apresentar as expressões da atividade informal de rua nessa localidade que permite a reprodução de segmentos da classe trabalhadora, além de apresentar a lógica do capital empreendida nesse território para fins de reprodução. Tal percurso, acrescido de bases teóricas norteadoras, permitiu refletir sobre as particularidades da problemática do emprego nesse território, sem deixar de apreendê-las no movimento real da economia brasileira. O material recolhido foi perscrutado com base em esquema analítico inspirado da análise de conteúdo. As reflexões possibilitaram evidenciar que o comércio de rua segue se desenvolvendo a base do trabalho e de relações informais e que esta atividade vem funcionando como espaço gerador de ocupação e renda para os sujeitos descartados dos empregos formais, mascarando com isto o desemprego, ademais, elas lhes permitem continuar quanto consumidores. Tais expressões refletem a capacidade e a lógica do capital de se expandir e se agregar em realidades tão diversas. Está em curso, a lógica que tem conduzido muitos trabalhadores à adesão ao projeto de dominação do capital, pela ilusória possibilidade de se tornarem capitalistas. O objetivo tem sido transformar o sujeito em consumidor, e o trabalhador num empreendedor.
Descargas
Citas
DANTAS, J. R. Q.; PRAXEDES, L. L. Uma leitura contemporânea da dinâmica urbana de Pau dos Ferros, RN: território, planejamento e atores sociais. Relatório final da pesquisa. UERN, 2010.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA - IBGE. Censo 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/>. Acesso em: 08 Jul. 2011.
LIMA, J. C. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Porto Alegre, ano 12, nº 25, set./dez. 2010, p. 158-198.
MARX, K. A lei geral da acumulação capitalista. In: _______. O Capital. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Econômica, 2009. Livro I, v.2.
MORAIS, I. R. D.; ARAUJO, M. A. A. Territorialidades e sociabilidades na feira livre da cidade de Caicó (RN). Revista Caminhos de Geografia, Uberlândia, v.7, n.17, p.244-249, fev. 2006. Disponível em: <http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html>
POCHMANN, M. Desempregados do Brasil. In: ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p.59-73
PORTAL TRANSPARÊNCIA. Pau dos Ferros: recursos recebidos pelo cidadão. 2010. Disponível em: <http://rn.transparencia.gov.br/Pau_dos_Ferros/receitas/pelocidadao/acoes?exercicio=2011>. Acesso em: 21 ago. 2011.
SHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juto e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997. Cap. 2 e 3. p.69-127. (Coleção os Economistas).
SILVA, F. S. B. A informalidade na via pública: riscos e viabilidade econômica – estudo de caso em Pau dos Ferros. Pau dos Ferros: UERN. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Economia, 2003.
SILVA, F. S. B. As faces e os disfarces da informalidade no capitalismo contemporâneo: um estudo do comércio de rua em Pau dos Ferros. Dissertação de Mestrado em Serviço Social. Natal. UFRN, 2011.
TAVARES, M. A. Os fios (in) visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho. São Paulo: Cortez, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.