LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: É PRECISO CONHECÊ-LA

Autores/as

  • Mislene Alves da Costa
  • Emanuela Alves da Costa
  • Meirelle Alves da Costa

Palabras clave:

Libras, Comunidade Surda, Inclusão, Artigo

Resumen

Este artigo tem o objetivo de buscar conhecimentos de libras, em relação ao sujeito surdo proporcionando sua inclusão na sociedade e as práticas dos profissionais da educação, tendo em vista o conhecimento de “mundo” dos surdos. Este estudo traz em seu teor os métodos que norteiam o ensino/aprendizagem da Libras para docentes surdos, com a necessidade da formação dos professores em libras (ou bilíngue), para que possa aperfeiçoar os conhecimentos e a difusão desta língua (LIBRAS), na perspectiva de sua inclusão e valorização em diversos contextos sociais, familiares e escolares. Além disso, oferecer oportunidades de comunicação e inserção do portador de necessidades auditiva, defendendo o princípio geral de igualdade para todos. Fundamentado nos renomados autores: Quadros (2006), (Vygotsky 1988), declaração de Salamanca (1994), além de documentos federais do Brasil (2010), dentre outros. Portanto, apesar da Libras, atualmente está ganhando um espaço maior na sociedade atual, ainda, sente-se uma grande necessidade de conhecer cada vez, a língua de sinais e propagar a mesma, para que se possa erradicar a segregação desta comunidade e por conseguinte, sua língua, para poder proporcionar a mesma oportunidade de aprendizagem para todos os discentes, sem que perca a qualidade do ensino. Para isso é preciso de profissionais qualificados, uma vez que, estes, podem ultrapassar o âmbito legislativo passando para o de aplicabilidade.

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Publicado

2024-02-26

Número

Sección

Linha 2 - Saúde, Meio Ambiente e Vulnerabilidades Sociais: os desafios para o desenvolvimento humano saudável e sustentável na América Latina