A ABORDAGEM DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA UNICAMENTE NORMATIVA?

Autores

  • Francisco Rangel dos Santos Sá Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Cid Ivan da Costa Carvalho Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palavras-chave:

Estratégias de relativização, Variação linguística, Livro didático de língua portuguesa

Resumo

Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) orientam um ensino de Língua Portuguesa que leve em consideração a variação inerente à língua, entendida como heterogênea por tais documentos norteadores, os livros didáticos devem promover uma reflexão acerca das variantes não contempladas pela gramática tradicional. Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de analisar, de forma qualitativa, o espaço concedido à variação nas estratégias de relativização, por meio da abordagem explícita do conteúdo ‘‘oração subordinada adjetiva’’, presente no 4º volume, direcionado ao 9º ano do ensino fundamental, da coleção ‘‘Tecendo Linguagens’’, organizada por Oliveira e Araújo (2018). Para tal, nos munimos dos estudos sociolinguísticos empreendidos acerca do fenômeno da relativização (TARALLO, 1983; CORRÊA, 1998; PINHEIRO; ARAÚJO, 2014; SOUZA; ARAÚJO, 2014; LUCCHESI, 2015; COAN; CARVALHO, 2016; SILVA, 2018; VIEIRA, 2020; etc.), que evidenciam a existência de pelo menos três distintas estratégias de relativização no português brasileiro. Os resultados indicam que, a despeito da vasta gama de estudos sobre a variação presente nas orações relativas e das orientações dos documentos norteadores mencionados, o conteúdo objeto de nosso estudo é abordado no livro didático através de um viés unicamente normativo e desconsidera a existência das variantes não-padrão.

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Biografia do Autor

Francisco Rangel dos Santos Sá Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Atualmente, é estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPCL/UERN). Atua como professor efetivo de Língua Portuguesa da rede municipal de educação de Canindé-CE.

Cid Ivan da Costa Carvalho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras, com habilitação em língua portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), bem como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

LIMA, Francisco Rangel dos Santos Sá; CARVALHO, Cid Ivan da Costa. A ABORDAGEM DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA UNICAMENTE NORMATIVA?. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 1, p. 51–66, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4297. Acesso em: 31 jan. 2025.

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