DOM CASMURRO E DOM: QUESTÕES DE CINEMA E LITERATURA

Autores/as

  • José Kelson Justino Paulino
  • Daise Lilian Fonseca Dias

Palabras clave:

Cinema, Literatuta, Adaptação

Resumen

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre o romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1900), e o filme do diretor brasileiro, Moacyr Góes, Dom (2003). Este artigo destacará pontos de semelhança e de diferenças entre as obras citadas, bem como a questão da adaptação de uma obra do século XIX e de sua releitura para um público do século XXI, a qual apresenta uma mulher, Capitu/Ana, em um contexto próprio í quele de uma mulher livre e emancipada da época atual. O trabalho em questão explicitará teorias sobre o processo adaptativo e elementos presentes na composição da transformação de uma obra literária em um filme. Para tanto, este artigo conta com o suporte teórico de Bazin (1991), Brito (2006), Azeredo (1996), dentre outros. Um dos pontos principais da leitura de Góes (2003) sobre a obra machadiana reside nas relações de gênero, sobretudo nas conquistas empreendidos pelas mulheres, fator que contribui para intensificar o conflito. Góes mostra o homem do século XXI despreparado para lidar com os novos papéis sociais de ambos os sexos no âmbito matrimonial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Kelson Justino Paulino

Graduado em Letras pela UFCG. Especialista em Estudos Literários pela UFCG. 

Daise Lilian Fonseca Dias

Graduada em Letras (UFRN), Mestre em Literaturas de Lí­ngua Inglesa (UFPB), Doutora em Literatura e Cultura (UFPB), Professora da írea de Lí­ngua Inglesa, da Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Citas

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Porto Alegre, RS: L&PM, 2008.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Editora Ática, 1994.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Editora W. Buch, 2007.
AZERÊDO, Genilda. Literatura, cinema, adaptação. In: Graphos. Revista de PósGraduação em Literatura da UFPB. Ano I, vol. 2. João Pessoa: EDUFPB, 1996.
DOM. Direção e roteiro: Moacyr Góes. Elenco: Marcos Palmeira; Maria Fernanda Cândido; Bruno Garcia. Distribuição: Warner Bros. Cor. 91 min. 2003. 49 minutos.
BAKHTIN, Mikhael. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
BAZIN, André. Por um cinema impuro: defesa da adaptação. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BRITO, João Batista. Literatura no cinema. São Paulo: Unimarco, 2006.
REUTER, Yves. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narrativa. Tradução Mário Pontes. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

PAULINO, J. K. J.; DIAS, D. L. F. DOM CASMURRO E DOM: QUESTÕES DE CINEMA E LITERATURA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 3, n. 2, p. 58–78, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/126. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a