DOM CASMURRO E DOM: QUESTÕES DE CINEMA E LITERATURA
Mots-clés :
Cinema, Literatuta, AdaptaçãoRésumé
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre o romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1900), e o filme do diretor brasileiro, Moacyr Góes, Dom (2003). Este artigo destacará pontos de semelhança e de diferenças entre as obras citadas, bem como a questão da adaptação de uma obra do século XIX e de sua releitura para um público do século XXI, a qual apresenta uma mulher, Capitu/Ana, em um contexto próprio í quele de uma mulher livre e emancipada da época atual. O trabalho em questão explicitará teorias sobre o processo adaptativo e elementos presentes na composição da transformação de uma obra literária em um filme. Para tanto, este artigo conta com o suporte teórico de Bazin (1991), Brito (2006), Azeredo (1996), dentre outros. Um dos pontos principais da leitura de Góes (2003) sobre a obra machadiana reside nas relações de gênero, sobretudo nas conquistas empreendidos pelas mulheres, fator que contribui para intensificar o conflito. Góes mostra o homem do século XXI despreparado para lidar com os novos papéis sociais de ambos os sexos no âmbito matrimonial.
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Références
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Editora Ática, 1994.
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REUTER, Yves. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narrativa. Tradução Mário Pontes. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
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(c) Tous droits réservés José Kelson Justino Paulino, Daise Lilian Fonseca Dias 2016
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