Grafites no paí­s de Mossoró: discurso, memória e heterotopia no espaço urbano

Autores/as

Palabras clave:

Discurso, Memória, Grafite, Cultura

Resumen

Este trabalho estabelece um gesto de escrita remissivo analí­tico de séries enunciativas no interior de um arquivo já estudado sobre o discurso em torno da passagem de Lampião pela cidade de Mossoró, no ano de 1927. Na dispersão dessa discursividade da Resistência mossoroense ao ataque de Lampião, retomo pelo viés da análise discursiva foucaultiana dois fragmentos de análise, materialidades cuja função enunciativa é exercida pelas regras sócio-históricas e estéticas do grafitismo. Partindo disso, objetivei operar um deslocamento analí­tico que apontou como efeito conclusivo a singularidade do grafite como expressão polí­tica desestabilizadora de memórias, sentidos e de uma identidade cultural no espaço urbano da cidade de Mossoró/RN.

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Biografía del autor/a

Edgley Freire Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor no Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN). Pesquisador membro do Grupo de Estudos do Discurso da UERN (GEDUERN). 

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

TAVARES, E. F. . Grafites no paí­s de Mossoró: discurso, memória e heterotopia no espaço urbano. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 3–20, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3053. Acesso em: 27 nov. 2024.