SETEMBRO AMARELO: HETEROGENEIDADE, BIOPODER E CONSTRUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO DE AUTOAJUDA
Mots-clés :
Discurso, Setembro amarelo, Subjetivação, Relações de poder, AutoajudaRésumé
A sociedade contemporânea assiste a emergência de discursos que versam em prol da vida, logo, diante de campanhas públicas de prevenção ao suicídio, tais como a do Setembro Amarelo, práticas e orientações de cuidado de si e do outro recebem contornos do discurso de autoajuda. É pensando nisso que o presente trabalho se propõe a investigar a heterogeneidade das práticas discursivas em torno das campanhas pela preservação da vida durante o Setembro Amarelo, a fim de perceber as regularidades e singularidades desse objeto discursivo. E, sob essa perspectiva, reflete sobre como o sujeito é envolvido nas relações de poder, de modo a promover a construção de modos de subjetivação, garantindo a regulamentação da vida. Com efeito, são selecionadas como corpus para a realização das análises quatro materialidades discursivas que versam sobre a campanha acima citada, advindas de instâncias de produção distintas, produzidas nos anos de 2020 e 2021. Como pressupostos teórico-metodológicos, tomamos como base a Análise do Discurso de vertente francesa, a partir das contribuições de Michel Foucault, observando as diferentes estratégias discursivas presentes nas materialidades. As análises apontam para a articulação entre as técnicas disciplinares e de biopoder, mobilizadas nas campanhas com vistas a gerenciar o princípio de valorização sobre a vida, reforçando o quanto os mecanismos de poder regularizam e organizam os sujeitos no ideal de uma sociedade saudável. Associado a isso, identificam-se discursos que são atravessados pelos efeitos de sentido de autoajuda, os quais constroem um discurso de cuidado de si e do outro, visando um bem-estar social.
Téléchargements
Références
BRUNELE, A. F.. Aforização do discurso de autoajuda. São Paulo: Revista do GEL, v. 8, n. 1, p. 125-137, 2011.
FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Editora Claraluz, 2005.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006a.
FOUCAULT, M. A governamentalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
NASCIMENTO. M. E. F. A pedagogia do sorriso na ordem do discurso da inclusão da revista sentidos: poder e subjetivação na genealogia do corpo com deficiência. João Pessoa – PB, 2013.
NASCIMENTO. M. E. F. A estatística da vida no controle do corpo com deficiência: estratégias disciplinares e de governamentalidade. Revista Prolíngua, Volume 7, Paraíba, 2012.
OLIVEIRA, G. F; MENDES, M. L. G. C. A subjetividade nos discursos da literatura de autoajuda. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 21, n. 1, p. 117-133, jan./abr. 2021.
OLIVEIRA, P. R. R. D.; OLIVEIRA, G. F.; NOGUEIRA, M. A. Análise do discurso, Foucault e mídia: entrevista com Maria do Rosário Gregolin. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 1, p. 201-207, jan./abril. 2018. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2982/1592. Acesso em: 14 dez. 2021.
OPAS/OMS. Dia mundial de prevenção ao suicídio. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/elHPV. Acesso em: 14 dez. 2021.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PIG SEGURO. 5 dicas para valorizar a sua saúde mental. 2020. Instagram: pingseguro. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CFQG8cMpXZi/. Acesso em: 04 nov. 2021.
SANTOS, A. G. A.; CUNHA, E. L. O discurso de autoajuda em uma revista semanal de informação. Aracajú: Psicologia e Sociedade, 2015.
SETEMBRO AMARELO: campanha reforça importância da prevenção ao suicídio. Governo de Santa Catarina. Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/saude/setembro-amarelo-campanha-reforca-importancia-da-prevencao-ao-suicidio. Acesso em: 04 nov. 2021.
SETEMBRO AMARELO: conheça histórias de pessoas que superaram a depressão. Secretaria da Saúde - Governo do Estado do Ceará. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/09/03/setembro-amarelo-conheca-historias-de-pessoas-que-superaram-a-depressao/. Acesso em: 04 nov. 2021.
SETEMBRO AMARELO: prevenção ao suicídio deve ser realizada de forma conjunta, com escuta e acolhimento da dor do outro, orienta psiquiatra. Secretaria da Saúde - Governo do Estado do Ceará. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2021/09/01/setembro-amarelo-prevencao-ao-suicidio-deve-ser-realizada-de-forma-conjunta-com-escuta-e-acolhimento-da-dor-do-outro-orienta-psiquiatra. Acesso em: 04 nov. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Thaliane Andrade de Lima, Geilson Fernandes de Oliveira, Luiz Fernando Brandão de Vasconcelos 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.